Questões de O Cuidar na Educação Infantil (Pedagogia)

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A Pedagogia da Infância baseia-se em princípios que reconhecem a criança como um sujeito ativo no processo de aprendizagem, valorizando suas singularidades, potencialidades e necessidades. Dentre os princípios basilares dessa abordagem educacional, destacam-se os seguintes, com exceção de um. Assinale-o:

  • A A criança é reconhecida como sujeito de direitos, um ser humano cuja cultura e individualidade devem ser respeitadas.
  • B O educador exerce o papel de mediador, sendo capaz de estabelecer pontes e criar situações que favoreçam a construção do conhecimento.
  • C O brincar livre, criativo e contextualizado é considerado um eixo estruturante essencial para estimular a aprendizagem e o desenvolvimento.
  • D O ambiente deve constituir um espaço de aprendizagem seguro, estimulante e organizado, capaz de promover o desenvolvimento da heteronomia moral, social e cognitiva.
  • E A educação integral e o cuidado são indissociáveis, visando garantir tanto o bem-estar quanto a aprendizagem em todas as suas dimensões.

O conceito de “cuidar e educar” é fundamental na Educação Infantil, pois refere-se à integração das práticas de cuidado com as práticas pedagógicas. Considerando essa abordagem, qual das alternativas abaixo descreve de forma mais precisa a relação entre essas duas dimensões?

  • A O cuidado e a educação devem ser vistos como práticas inseparáveis, em que o afeto, a atenção às necessidades físicas e emocionais e a aprendizagem devem ocorrer simultaneamente.
  • B O cuidado e a educação são elementos independentes, sendo que o cuidado está relacionado apenas ao bem-estar físico da criança, enquanto a educação se limita ao desenvolvimento cognitivo.
  • C O cuidado e a educação devem estar dissociados para que o professor se concentre exclusivamente em uma dessas áreas, dependendo das necessidades individuais de cada criança.
  • D O cuidado está restrito à higiene e alimentação, e a educação deve focar no ensino formal e na aquisição de conteúdo acadêmico.
  • E A Educação Infantil deve ser voltada apenas ao desenvolvimento cognitivo, enquanto o cuidado fica a cargo dos pais ou responsáveis fora do ambiente escolar.

Uma criança nos seus primeiros anos escolares encontra dificuldades em situações básicas da rotina de higiene. Ela não sabe ir ao banheiro ou escovar os dentes, adequadamente, por conta própria.

Visando ao desenvolvimento da autonomia da criança, assinale a opção que indica a melhor atitude do auxiliar de sala.

  • A Dar liberdade para que a criança escolha se deve ou não realizar a sua rotina básica.
  • B Deixar que a criança desempenhe esses cuidados sem auxílio, até que aprenda o jeito correto.
  • C Esperar que a criança peça ajuda para realizar por ela todas as necessidades possíveis.
  • D Assumir para si a responsabilidade de estar com a criança todas as vezes, para que não haja erro.
  • E Oferecer suporte na realização dos cuidados e instruir gradativamente a criança.

Duas crianças disputam um mesmo brinquedo, que pertence à escola. Elas se desentendem e uma delas começa a chorar. Assinale a opção que indica a ação mais adequada para essa situação.

  • A Dar o brinquedo para a criança que está chorando para acalmar rapidamente a situação.
  • B Retirar o brinquedo e determinar que nenhum deles poderá brincar sem saber compartilhar.
  • C Sugerir a uma das crianças que pegue outro brinquedo para encerrar a disputa por aquele.
  • D Mediar o conflito de maneira a ajudar as crianças a encontrarem uma solução cooperativa.
  • E Ignorar a situação e deixar que as crianças se resolvam sozinhas e de maneira espontânea.

Leia a situação hipotética abaixo.

Durante uma atividade no parquinho, uma criança escorregou e bateu a cabeça contra o chão. O impacto resultou em um rubor na região frontal, mas a criança permaneceu consciente, sem sinais imediatos de desorientação, tontura ou vômito. Considerando os protocolos de primeiros socorros, a conduta CORRETA do Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, é:

  • A Conduzir a criança para avaliação médica de urgência, independentemente de sintomas, afastando-a das atividades escolares por pelo menos 24 horas.
  • B Permitir que a criança retorne às brincadeiras no parquinho, supervisionando-a apenas se voltar a chorar ou apresentar incômodos na região frontal.
  • C Administrar analgésicos infantis para prevenir qualquer dor e retomar a rotina normalmente, relatando o ocorrido a família no final da aula.
  • D Aplicar compressa fria na área afetada, manter a criança sob observação contínua em local tranquilo, observando possíveis alterações e comunicar imediatamente à equipe pedagógica.