Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira (Pedagogia)

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Qual concepção metodológica de ensino de língua inglesa prioriza a comunicação e a interação social em situações reais?

  • A Método Tradicional
  • B Método Audiolingual
  • C Abordagem Comunicativa
  • D Gramática-Tradução

De acordo com a BNCC, reconhecer e utilizar elementos da linguagem, como sons, formas, cores e gestos, é fundamental para o desenvolvimento da competência comunicativa. Nesse contexto, qual dos exemplos a seguir representa corretamente o uso de diferentes elementos de linguagem?

  • A Um aluno que lê um texto apenas silenciosamente, sem expressar emoções.
  • B Um estudante que copia palavras do quadro sem compreender seu significado.
  • C Uma criança que utiliza gestos, expressões faciais e entonação ao contar uma história.
  • D Um grupo de alunos que apenas desenha figuras geométricas sem relação com a comunicação.

Em “Cultura no ensino de língua estrangeira”, Kramsch critica uma concepção segundo a qual as aulas de língua deveriam ensinar costumes da vida cotidiana dos falantes nativos, enquanto as aulas de literatura seriam responsáveis pelo ensino de conhecimentos humanísticos. Segundo a autora, essa concepção se basearia na

  • A diferente formação exigida para os professores de língua e de literatura, os quais acreditam trabalhar com objetos distintos e hierarquizados, que não dialogam entre si.
  • B escolha dos próprios estudantes que, ao desejarem aprender uma língua para fins práticos, recusam o estudo de aspectos culturais do país em que essa língua é falada.
  • C estrutura dos materiais didáticos, que evitam apresentar a linguagem das obras literárias, acreditando que a dificuldade desses textos seria um entrave à aprendizagem da língua.
  • D distinção entre cultura com c minúsculo – que abarcaria comportamentos, comidas, celebrações –, e cultura com c maiúsculo – que se referiria a conhecimentos canônicos do mundo das artes.
  • E chamada “aculturação”, que visa transmitir os valores dos falantes nativos nas aulas de língua estrangeira, desconsiderando completamente a importância da cultura materna dos estudantes.

Em seu texto, Gonçalves apresenta, com base na obra de Balboni, o conceito de fontes primárias da motivação. De acordo com essa ideia, é correto afirmar que

  • A o prazer é a fonte de motivação mais eficaz para a aprendizagem e pode estar relacionado à superação de desafios.
  • B o prazer como fonte de motivação principal deve ser questionado nos cursos, por ser algo individual e temporário.
  • C as aulas para crianças fundamentam-se na motivação pelo dever, visto que a escolha dos cursos é feita pelos adultos.
  • D o ensino de língua estrangeira para crianças deve se concentrar nas necessidades futuras de comunicação, mais do que nas atuais.
  • E o dever é a primeira fonte de motivação e, por isso, deve ser central nas atividades de ensino.

Ao escolher trabalhar com histórias infantis em oficinas de ensino de língua italiana para crianças, Gonçalves enfatiza a importância de

  • A fazer um trabalho de análise sintática.
  • B valorizar o conhecimento prévio dos alunos.
  • C ensinar estruturas gramaticais de modo contextualizado.
  • D realizar projetos que as crianças compartilhem com as famílias.
  • E promover a integração de conhecimentos de diferentes disciplinas.