Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira (Pedagogia)

Limpar Busca

No contexto do ensino de língua inglesa em escolas públicas, o tratamento da produção escrita como um processo contínuo e reflexivo caracteriza-se por

  • A ressaltar a correção gramatical como prioridade, mesmo que isso iniba a expressão criativa.
  • B enfatizar a quantidade de palavras escritas, a fim de aprimorar a velocidade de produção, independentemente da compreensão do conteúdo.
  • C encorajar a escrita rápida para cobrir uma ampla variedade de tópicos, independentemente da qualidade da produção.
  • D valorizar a revisão constante e a reflexão sobre o próprio processo de escrita como parte integrante do aprendizado.
  • E incentivar a cópia de modelos de texto existentes para garantir a conformidade com padrões estabelecidos.

É evidente que as políticas de ensino do espanhol no Brasil participam na construção do indivíduo como cidadão. Esse tema compreende, porém, uma série de questionamentos sobre, por um lado, a forma de considerar a cidadania e as políticas a ela relacionadas e, do outro, o ensino da língua. As formas de conduzir a cultura são tão importantes quanto às propostas didáticas.

De acordo com as ideias do texto, para a construção do cidadão, é necessário levar em consideração, entre outros aspectos, as

  • A características psicológicos.
  • B psicologias sociais.
  • C metodologias de aprendizagem.
  • D linguísticas sociais.
  • E políticas culturais.

A abordagem comunicativa de ensino de línguas estrangeiras


I prioriza exercícios gramaticais do tipo repetitivo.


II refere-se à aprendizagem de uma língua estrangeira trabalhando tanto aspectos orais como escritos.


III prioriza o estudo da forma ao estudo do uso da língua.


IV utiliza materiais que se aproximam a situações reais.


Assinale a opção correta.

  • A Apenas os itens I e II estão certos.
  • B Apenas os itens I e III estão certos.
  • C Apenas os itens II e IV estão certos.
  • D Apenas os itens III e IV estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.
Considerando-se as metodologias ativas no ensino de língua inglesa, analise as afirmativas a seguir:
I. A aprendizagem baseada em projetos ou baseada em problemas é uma metodologia ativa que procura envolver alunos individualmente em projetos significativos para suas vidas através de ações e reflexões.
II. A sala de aula invertida utiliza o ensino híbrido, no qual tempo e espaço fora de sala são momentos de acesso a conteúdo e a sala se torna um espaço para prática dos temas estudados. 
III. A gamificação é a metodologia ativa mais adequada para o ensino de língua inglesa uma vez que utiliza ambientes de jogos em inglês como forma de trazer o lúdico como atrativo e motivador no aprendizado.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Todas as afirmativas estão corretas.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Apenas uma afirmativa está correta.

Sobre as concepções teóricas sobre o ensino e aprendizagem de língua estrangeira, conforme os parâmetros curriculares nacionais para o ensino de língua estrangeira, marque a alternativa correta.

  • A Pode-se dizer que as percepções modernas de aprendizagem de Língua Estrangeira foram, principalmente, influenciadas pelas visões estruturalista, gerativista e comportamental;
  • B Pode-se dizer que as percepções modernas da aprendizagem de Língua Estrangeira foram, principalmente, influenciadas pelas visões behaviorista, a cognitivista e a sociointeracional;
  • C Pode-se dizer que as percepções modernas da aprendizagem de Língua Estrangeira foram, principalmente, influenciadas pelas visões cognitivista, tradicional e tecnológica;
  • D Pode-se dizer que as percepções modernas da aprendizagem de Língua Estrangeira foram, principalmente, influenciadas pelas visões tradicional, tecnológica e Gerativista;
  • E Pode-se dizer que as percepções modernas da aprendizagem de Língua Estrangeira foram, principalmente, influenciadas pelas visões sociointeracional, tecnológica e experimental.