Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira (Pedagogia)

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De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Estrangeira, em salas de aulas específicas, o professor saberá determinar conteúdos mais apropriados, principalmente no que se refere ao conhecimento de mundo dos alunos. Os conteúdos referentes ao conhecimento de mundo podem estar relacionados aos seguintes aspectos:
I.À convivência entre meninos e meninas na cultura da língua estrangeira, à vida na escola em outro país, aos direitos conseguidos pelas mulheres em outros países, à organização das minorias em outras partes do mundo, à visão da cultura da língua estrangeira como múltipla, à organização e à ética políticas em outros países, às campanhas de esclarecimento sobre a Aids em outras partes do mundo, à questão da opção sexual em outros países etc. II.À determinação da divisão do trabalho em casa, com base nas identidades sociais de meninos e meninas, à convivência entre meninos e meninas, ao respeito às diferenças entre as pessoas (do ponto de vista étnico ou de tipo físico, por exemplo), a problemas ecológicos na cidade em que vivem, aos direitos e responsabilidades do aprendiz e do cidadão. III.À vida das crianças na escola, aos problemas de locomoção até a escola, à vida em família, às atividades de lazer com os amigos, aos problemas da cidade, do estado e do país em que vivem.
Está (ão) CORRETA(S) as seguintes proposições:

  • A I, II e III.
  • B Apenas II e III.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas I e II.
Alguns métodos de leitura são utilizados em língua inglesa, possibilitando aos professores maior reflexão sobre a prática, sendo um deles método cognitivo assinale a alternativa CORRETA:
  • A Baseia-se na memorização de regras gramaticais e vocabulário, enfatizando a tradução através da leitura de textos.
  • B Procura-se com o conhecimento histórico do país onde é falada a língua a aprender; a gramática se subordina a leitura; retorna-se ao processo de tradução
  • C Baseia-se em modelos orais e intensas práticas através da qual se pretende automatizar no aluno formas e estruturas.
  • D Tem como ideal a competência bilíngue e bi cultural, e por isso dá importância tanto à leitura e à produção escrita, quanto à fala e à compreensão da língua falada.

De acordo com os PCNs da Língua estrangeira, no item: Relação entre a língua estrangeira e maternal na aprendizagem, é correto afirmar, com EXCEÇÃO de:

  • A Há aumento de conhecimento sobre linguagem que o aluno construiu sobre sua língua materna, por meio de comparações com a língua estrangeira.
  • B Possibilita que o aluno, ao se envolver nos processos de construir significados se constitua em um ser discursivo no uso de uma língua estrangeira.
  • C O processo de construção de significados de natureza sociointeracional é possível a partir de três tipos de conhecimento: conhecimento sistêmico, conhecimento de mundo e conhecimento da organização dos textos. Esses conhecimentos compõem a competência comunicativa do aluno e o preparam para o engajamento discursivo.
  • D Essa estratégia de correlacionar os conhecimentos novos da língua estrangeira e os conhecimentos que já possui de sua língua materna é uma parte importante do processo de ensinar e aprender a Língua Estrangeira. Tanto que uma das estratégias típicas usadas por aprendizes é exatamente a transferência do que sabe como usuário de sua língua materna para a língua estrangeira.
  • E A consciência linguística que o estudante deve obter na língua estrangeira difere-se da organização linguística que envolve fonético-fonológico, morfológico, sintático, léxicosemântico e textual.

Em relação à Variação Linguística em língua estrangeira. Quais itens abaixo estão corretos de acordo com os PCNs?
I - A questão da variação linguística em Língua Estrangeira pode ajudar não só a compreensão do fenômeno linguístico da variação na própria língua materna, como também do fato de que a língua estrangeira existe só na variedade padrão. II - Não é suficiente mostrar a relação entre grupos sociais diferentes (regionais, de classe social, profissionais, de gênero etc.) e suas realizações linguísticas; é necessário também indicar que as variações linguísticas marcam as pessoas de modo a posicioná-las no discurso, o que pode muitas vezes excluí-las de certos bens materiais e culturais. III - É útil apresentar para o aluno, por exemplo, como a variedade do inglês falado pelos negros americanos não é discriminada na sociedade e, portanto, como, estes equivocadamente, são posicionados no discurso de forma igual. IV - Não se deve esquecer ainda que as marcas de variedades são frequentemente fruto de processos de exclusão. A consciência desses processos na escola pode colaborar na compreensão de que diferença linguística não pode ser equacionada com inferioridade, como também, consequentemente, na criação de uma sociedade mais justa, já que a linguagem é central na determinação das relações humanas e da identidade social das pessoas.

  • A As afirmativas II e IV estão corretas.
  • B As afirmativas I e III estão corretas.
  • C As afirmativas I, II e III estão incorretas.
  • D As afirmativas I e II estão corretas.
  • E Apenas a afirmativa II está correta.

Ao longo dos quatro anos do ensino fundamental, espera-se com o ensino de Língua Estrangeira que o aluno seja capaz de:


I. Identificar no universo que o cerca as línguas estrangeiras que cooperam nos sistemas de comunicação, percebendo-se como parte integrante de um mundo plurilíngue e compreendendo o papel hegemônico que algumas línguas desempenham em determinado momento histórico.

II. Vivenciar uma experiência de comunicação humana, pelo uso de uma língua estrangeira, no que se refere a novas maneiras de se expressar e de ver o mundo, refletindo sobre os costumes ou maneiras de agir e interagir e as visões de seu próprio mundo, possibilitando maior entendimento de um mundo plural e de seu próprio papel como cidadão de seu país e do mundo.

III. Reconhecer que o aprendizado de uma ou mais línguas lhe possibilita atarantar o acesso a bens culturais da humanidade construídos em outras partes do mundo.

IV. Construir conhecimento sistêmico, sobre a organização textual e sobre como e quando utilizar a linguagem nas situações de comunicação, tendo como base os conhecimentos da língua materna.

V. Empregar vocabulário apropriado para a apreciação e caracterização dos próprios trabalhos, dos trabalhos de colegas e de profissionais do teatro.


De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Estrangeira, assinale a alternativa correta.

  • A São corretas apenas as alternativas I, II e III.
  • B São corretas apenas as alternativas II, IV e V.
  • C São corretas apenas as alternativas I, II e IV.
  • D São corretas apenas as alternativas I, III e IV.