Questões de Competências dos Profissionais de Arquivo (Arquivologia)

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A Lei nº 6.546/1978 dispõe sobre a regulamentação das profissões de arquivista e de técnico de arquivo. De acordo com tal normativa, cabe ao técnico de arquivo:

I. O recebimento, o registro e a distribuição dos documentos.
II. O planejamento, a organização e a direção de serviços de arquivo.
III. O desenvolvimento de estudos sobre documentos culturalmente importantes.
IV. A preparação de documentos de arquivo para processamento eletrônico de dados.

Está correto o que se afirma apenas em
  • A I e II.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D III e IV.
Ramon é nomeado em concurso para exercer o cargo de Técnico de Arquivo no CREFITO-4, a fim de exercer o cargo de Técnico de Arquivo é necessário ser profissional
  • A de arquivo, de nível médio, por formação ou experiência reconhecida pelo Estado.
  • B de nível superior, com formação em arquivologia, ou experiência reconhecida pelo Estado.
  • C de nível técnico, com formação em administração, ou indicado para cargo em confiança, e obter experiência.
  • D de nível médio, administrativo, indicado para cargo em confiança, para adquirir experiência na entidade contratante.

O Código de Ética dos Arquivistas foi aprovado durante a Assembleia Geral do XIII Congresso Internacional de Arquivos, em 1996, na China, pelo Internacional Council on Archives (ICA). Tinha por objetivo promover parâmetros para o comportamento do arquivista durante seu exercício profissional. Referente ao código de ética mencionado, assinale a alternativa que apresenta, na íntegra, um dos 10 (dez) princípios éticos do arquivista.

  • A Os arquivistas são proibidos de eliminar documentos sem a autorização da instituição arquivística, na sua específica esfera de competência.
  • B Os arquivistas preservam os documentos a fim de manter sua integridade como testemunhos fidedignos do passado.
  • C Aos arquivistas compete garantir acesso pleno aos documentos sob sua custódia.
  • D Os arquivistas visam encontrar o justo equilíbrio, no quadro da legislação em vigor, entre o direito ao conhecimento e o respeito à vida privada.
  • E Os arquivistas, ao aplicarem um programa de gestão documental, garantem o acesso aos documentos pela eficácia na produção, no controle e na destinação.

Para o bom desempenho das funções dos profissionais de arquivo, são necessárias, além de um perfeito conhecimento da organização da instituição em que se trabalha e dos sistemas de arquivamento, as seguintes características, EXCETO:

  • A Saúde e habilidade em lidar com o público.
  • B Espírito metódico e entusiasmo pelo trabalho.
  • C Discernimento e paciência.
  • D Poder de análise e de crítica.
  • E Indiscrição e espírito de individualidade.

Leia o texto e observe figura a seguir.

“[...] os documentos originais podem ser digitalizados dentro ou fora da instituição produtora. Se adotada a digitalização na instituição produtora, o procedimento ainda pode ser executado de forma centralizada ou descentralizada.”

    Fonte: CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Diretrizes para a digitalização de documentos de arquivo nos termos do Decreto nº 10.278/2020. Rio de Janeiro: Conarq, Câmara Técnica Consultiva, 2021. p. 12

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Fonte: CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Diretrizes para a digitalização de documentos de arquivo nos termos do Decreto nº 10.278/2020. Rio de Janeiro: Conarq, Câmara Técnica Consultiva, 2021. p. 13.


Considerando a publicação do CONARQ Diretrizes para a digitalização de documentos de arquivo nos termos do Decreto nº 10.278/2020, em especial aquelas destinadas ao processo de digitalização centralizado na instituição produtora (conforme esquematizado na figura acima), identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.


( ) Os processos de 1.1, 1.2 e 1.3 são compostos por atividades relacionadas às fases de recepção, conferência e preparação dos documentos originais pela UTD.


( ) Nos processos 1.4 e 1.5, é atribuída a presunção de autenticidade ao representante digital e inicia-se a gestão do representante digital pelos sistemas informatizados institucionais.


( ) Nos processos 1.6 e 1.7, é importante utilizar boas ferramentas computacionais de composição do documento digitalizado em seu formato final e de autenticação digital, utilizando a ICP-Brasil para garantir a autoria da digitalização e a integridade do documento e de seus metadados.


( ) No processo 1.8, é fundamental selecionar um escâner apropriado e configurar no software de digitalização os metadados automatizados de identificação e indexação.


( ) No processo 1.9, é preciso verificar a integridade da organização física dos documentos originais digitalizados e a integridade física dos documentos originais.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:


  • A F F V V F.
  • B F V F F F.
  • C V F V F V.
  • D V V F V V.