Questões de As Funções do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Pedagogia)

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Quanto ao ensino superior, as últimas décadas foram marcadas por políticas que contribuíram para a expansão da oferta de vagas, bem como a ampliação das oportunidades de acesso e permanência nesse nível de ensino. Sobre as ações e os programas desenvolvidos, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A O Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação proporciona bolsas de estudo (integrais e parciais), em instituições particulares de educação superior, a estudantes que: cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; portadores de deficiência, nos termos da lei; e professores da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.
  • B O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem como objetivo conceder financiamento supletivo às instituições de ensino superior públicas com avaliação positiva (Conceitos A e B) nos processos avaliativos conduzidos pelo Ministério da Educação, a partir do cálculo do Custo Aluno-Qualidade do Ensino Superior (CAQES), com o objetivo de garantir o padrão mínimo para que o direito à educação superior de qualidade seja efetivado.
  • C De acordo com a legislação vigente, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • D por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que são selecionados estudantes, com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições públicas e gratuitas de ensino superior que dele participam.

Um trabalho acadêmico (monografia, dissertação, tese ou artigo científico) embora apresente formato diferente, exige procedimentos metodológicos bem definidos. A parte onde são descritas as características dos participantes da pesquisa é:

  • A introdução.
  • B objetivo.
  • C método.
  • D resultados.
  • E conclusão.

As universidades devem atender aos três pilares definidos como de sustentação do ensino superior. São eles: o ensino, a pesquisa e a extensão. Assinale a alternativa incorreta quanto aos conceitos de cada uma delas.

  • A Entende-se por pesquisa as ações desenvolvidas que fomentem atividades de pesquisa dentro das universidades, desenvolvidas através de projetos, como, por exemplo, Monografia, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ou Iniciação Científica.
  • B O ensino compreende as atividades destinadas ao aprendizado dos estudantes, como por exemplo, atividades de sala de aula, de laboratórios, de monitoria, entre outras, de modo que facilitem o pleno aprendizado do estudante.
  • C O objetivo da extensão é criar uma relação entre a comunidade e a universidade. A experiência na extensão é rica em aprendizados acadêmicos e sociais, o que contribui para a formação de um profissional mais integrado com as demandas da sociedade.
  • D A pesquisa, a extensão e o ensino devem dialogar entre si, compondo assim o tripé do ensino superior.
  • E O ensino e a extensão são as atividades de oferta obrigatória nas universidades, sendo a oferta de pesquisa, facultativa.

O papel da Universidade para o desenvolvimento social no Brasil pode ser fundamentado em determinados aspectos. Em relação a esses aspectos, analise as afirmativas seguintes.
I A universidade tem sido dinamizadora do processo de desenvolvimento local e regional ao contribuir com a sociedade na função de formar capital humano, capaz de colaborar no desenvolvimento e propiciar a geração e desenvolvimento socioeconômico de seu entorno. II A universidade é uma instituição que tem como função mediar o mundo social e a ciência, ocupando uma posição estratégica na dinâmica dos processos de formação de nível superior e nos processos de inovação tecnológica, bem como de produção e difusão da ciência e da cultura. III O papel da universidade é determinante no desenvolvimento social na medida em que as relações estabelecidas entre os agentes – universidades, empresas, sociedade civil – promovem o desenvolvimento de uma dada comunidade. IV Na essência das funções da universidade, pode-se destacar a produção de conhecimento com a pesquisa; transmissão e socialização do conhecimento com a docência e serviço à comunidade com a extensão. V A função social mais importante da universidade é o fomento à economia local, uma vez que ela gera empregos, gera tecnologias e é mobilizadora de novos empreendimentos na sua área de abrangência.
Estão corretas

  • A I, II, III e V, apenas.
  • B I, II, III e IV, apenas.
  • C II, III, IV e V, apenas.
  • D I, III, IV e V, apenas.
  • E I, II, IV e V, apenas.
A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação, é realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA:
  • A O ENADE não é considerado um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação.
  • B O ENADE será aplicado periodicamente, e esta periodicidade será anual.
  • C O ENADE aferirá o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.
  • D Cabe ao Presidente Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, determinar anualmente os cursos de graduação a cujos estudantes será aplicado.
  • E Na divulgação dos resultados da avaliação é permitida a identificação nominal do resultado individual obtido pelo aluno examinado, que será emitido pelo INEP.