Questões de As Funções do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Pedagogia)

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Tomando por base o que está estabelecido no art. 43 da Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino superior tem, entre outras, a finalidade de

  • A desenvolver integralmente o estudante, especialmente em seus aspectos físico e social.
  • B desenvolver a compreensão do sistema político e econômico.
  • C consolidar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental.
  • D estimular a permanência do trabalhador na instituição de ensino.
  • E promover a extensão, visando à difusão da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

O princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão reflete um conceito de qualidade do trabalho acadêmico que favorece a aproximação entre a universidade e sociedade, a autorreflexão crítica, a emancipação teórica e prática dos estudantes e o significado social do trabalho acadêmico. Na pespectiva dos Institutos federais, a integração entre essas três dimensões traz implicações de natureza teórico-metodológica em relação à gestão pedagógico-administrativa dos processos acadêmicos e das práticas relativas a esses processos. Para efetivação desse princípio, recomendam-se as seguintes ações:

I. adesão ao diálogo interdisciplinar, por meio de uma organização curricular que acolha os eixos básico, científico, técnico e tecnológico.
II. promoção de intercâmbios constantes entre as áreas de conhecimento e as temáticas do cotidiano, conectando aspectos da formação técnico-profissional.
III. planejamento conjunto, envolvendo disciplinas, programas e projetos que, em conjunto, compõem as diretrizes dos cursos.
IV. condução dialógica, atrelada ao planejamento conjunto, do processo pedagógico de aprendizagem e de desenvolvimento dos estudantes.
V. formação inicial para atender às especificidades tecnológicas, no sentido de materializar a aproximação das dimensões acadêmicas, verificando as necessidades presentes na realidade da qual os sujeitos fazem parte.

As ações recomendadas para a integração entre a tríade do ensino-pesquisa-extensão aparecem corretamente nos itens

  • A I, II, III e V.
  • B II, III, IV e V.
  • C II, III e IV.
  • D I, III e IV.

De acordo com a Resolução nº 7, de dezembro de 2018, a extensão, na Educação Superior Brasileira, é uma atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo

  • A multidisciplinar, político educacional, cultural, tecnológico, na perspectiva de promover a interação transformadora entre as instituições da educação básica e os outros setores da sociedade.
  • B interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, na perspectiva de promover a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade.
  • C interdisciplinar, político-educacional, cultural, científico, tecnológico, na perspectiva de promover a interação transformadora entre as instituições da educação básica e os outros setores da sociedade.
  • D multidisciplinar, político-educacional, científico, tecnológico, na perspectiva de promover a interação transformadora entre as instituições de ensino superior.

Ensino, pesquisa e extensão caracterizam as instituições universitárias. Nesse sentido, esses atributos devem ser desenvolvidos:

  • A de maneira independente, já que cada um possui processos, procedimentos, produtos e destinatários diferenciados.
  • B de maneira indissociável e sem especificidades, já que comporta um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e os demais setores da sociedade.
  • C de maneira indissociável e também específica, já que comporta um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e os demais setores da sociedade.
  • D de maneira independente, porém, eventualmente coordenada, já que cada um possui processos, procedimentos, produtos e destinatários diferenciados.
  • E inicialmente indissociável, mas posteriormente diferenciada a fim de garantir as especificidades de cada tipo de ação.

Para além do ensino de graduação e pós-graduação, as universidades devem promover a pesquisa e a extensão, nas suas diversas formas. Assim, entre as diversas ações extensionistas podemos identificar uma multiplicidade de propostas voltadas à andragogia, ou seja:

  • A à educação de pessoas idosas.
  • B à modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
  • C à educação social.
  • D à educação não-formal.
  • E à educação de adultos.