Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa  (Pedagogia)

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O método fônico, é uma abordagem que pode ser mais eficaz na alfabetização, especialmente para crianças com dificuldades de aprendizagem, ele aborda a consciência fonêmica, ou seja, o mesmo que:

  • A Aprender e trabalhar as famílias silábicas.
  • B Trabalhar com livros didáticos e textos.
  • C Conhecer e manipular os fonemas das letras.
  • D Utilizar textos de memória.

De acordo com Bronckart (2019), a confecção de todo texto envolve diferentes mecanismos interligados, que, por sua vez, são compostos por operações diversas. Para explicar esse processo, o autor explicita um modelo organizado em três níveis: o de infraestrutura do texto, o de mecanismos de textualização e o de mecanismos enunciativos.
Sobre o nível de infraestrutura do texto, é correto afirmar que ele

  • A corresponde à planificação dos temas verbalizados no texto e à articulação dos tipos de discurso.
  • B se refere à gestão da progressão textual e às marcas enunciativas.
  • C explicita certos aspectos do conteúdo do texto relativos à verdade, às obrigações sociais e aos sentimentos por meio de marcas de modalização.
  • D agrupa as operações de textualização organizadas a partir de marcas linguísticas específicas.
  • E diz respeito às conexões semânticas que asseguram o encadeamento interno do texto.

Gêneros de discurso “impuros”, conforme teorizados por García Canclini (e citados por Rojo, 2012), são cada vez mais

  • A soberanos, emergindo na cultura contemporânea como híbridos, mestiçagens e misturas.
  • B inadequados para se trabalhar em aula, por usarem estilos difíceis de reconhecer.
  • C indesejáveis, pois dificultam o processo de letramento das crianças.
  • D enriquecedores, pois promovem contato exclusivo com textos da tradição erudita.
  • E artificiais, pois são construções acadêmicas em vez de práticas discursivas reais da sociedade.

Durante a correção de avaliações, um professor percebeu que muitos alunos confundiam discurso direto e indireto. Alguns mantinham a citação literal sem marcas adequadas de pontuação, enquanto outros transformavam as falas sem ajustar a regência verbal. Que procedimento resolve esse desafio e fortalece a compreensão dessas estruturas?

  • A Pedir que os estudantes transcrevam apenas trechos de reportagens, sem converter ou pontuar as afirmações originais.
  • B Solicitar exercícios de repetição mecânica dos enunciados, prescindindo de orientação prática sobre as alterações necessárias.
  • C Restringir o uso de discurso direto a parágrafos iniciais, abolindo sua presença em situações narrativas mais longas ou dialógicas.
  • D Criar discussões sobre mudanças verbais e pronominais exigidas ao mudar do discurso direto para o indireto, avaliando textos que tragam esse tipo de transição.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, é falso o que se afirma em:

  • A O discurso, quando produzido, manifesta-se linguisticamente por meio de textos.
  • B O texto é o produto da atividade discursiva oral ou escrita que forma um todo significativo e acabado, qualquer que seja sua extensão.
  • C O texto é uma sequência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e coerência.
  • D Um texto só é um texto quando pode ser compreendido como unidade significativa global.
  • E Os vários gêneros existentes constituem formas relativamente instáveis de enunciados, disponíveis na cultura, caracterizados por dois elementos essenciais: estatística e combinatória.