Questões de Arranjo (Arquivologia)

Limpar Busca

Na organização de arquivos correntes, ao colocar os documentos em uma sequência alfabética, numérica ou alfanumérica, de acordo com o método de arquivamento previamente adotado, denomina-se:

  • A Indexação.
  • B Arranjo.
  • C Anexação.
  • D Triagem.
  • E Depósito.

No processamento técnico dos acervos arquivísticos, incluem-se:

  • A Identificação, classificação e catalogação.
  • B Tombamento, avaliação e registro.
  • C Identificação, avaliação e arranjo.
  • D Registro, classificação e descrição.
  • E Registro, arranjo e descrição.

São constituintes dos arquivos documentos de formatos e tamanhos variados, que necessitam de tratamento documental arquivístico metodologicamente validado por uma teoria. E manuseio e armazenagem adequados às suas condições físicas e materiais. Na associação entre a metodologia de tratamento documental arquivístico (arranjo e descrição) e os procedimentos de acondicionamento e armazenagem de documentos de um mesmo fundo, devemos considerar que:

  • A fotografias e documentos textuais devem ser classificados em quadros de arranjo distintos para atender às especificidades dos diferentes suportes dos documentos.
  • B fotografias e documentos textuais deverão ser classificados em um único quadro de arranjo estruturado de acordo com a espécie e tipo dos documentos. A organicidade não deve importar nesses casos.
  • C fotografias e documentos textuais de um mesmo fundo devem ser classificados e descritos com base no princípio do respeito aos fundos. O acondicionamento e a armazenagem devem seguir as necessidades do suporte, sem corromper a estrutura interna e externa do conjunto.
  • D fotografias e documentos textuais estão sujeitos à procedimentos distintos de acondicionamento e armazenagem e isso dispensa o método preconizado pela teoria de fundos.
  • E fotografias e documentos não podem fazer parte de um único fundo, pois isso compromete os procedimentos de acondicionamento e armazenamento adequados aos diferentes suportes.

A sequência de operações intelectuais e físicas com o objetivo de organizar os documentos de um arquivo ou coleção seguindo um plano já estabelecido pode ser entendida como:

  • A Fundo.
  • B Arquivo corrente.
  • C Custódia.
  • D Arranjo.
  • E Catálogo.

A fase arquivística em que é feito o arranjo de documentos é a fase

  • A permanente.
  • B de gestão.
  • C corrente.
  • D intermediária.
  • E de avaliação.