As instituições arquivísticas, por meio de suas funções de recolhimento, custódia, preservação e organização de fundos documentais são importantes para a construção e fortalecimento de identidades e da memória das sociedades. Elas devem promover ações culturais e educativas para que o cumprimento de suas funções sociais seja bem sucedido. No âmbito dessas atribuições deverão:
- A priorizar ações sociais e culturais, organizando eventos, exposições e aulas públicas, de temáticas variadas, pois são as suas verdadeiras atribuições. A divulgação de conhecimento de qualquer natureza torna o tratamento documental irrelevante, diante dos benefícios do acesso ao conhecimento amplo, geral e irrestrito pela sociedade em geral.
- B promover atividades que ampliem o seu campo de abrangência, assumindo tarefas usualmente executadas pelas bibliotecas e museus, incorporando rotinas das áreas de depósito e das reservas.
- C promover debates e palestras a fim de divulgar os resultados das pesquisas de seus usuários e eventos de alcance da comunidade em geral, para divulgar o acervo custodiado pela instituição, suas temáticas e relações com as diferentes comunidades de onde provém os potenciais usuários do arquivo.
- D promover a capacitação de seus funcionários e usuários para unir esforços no sentido de criar um grupo de resgate do acervo em caso de sinistros.
- E promover debates e palestras a fim de divulgar ações para diferentes categorias de usuários, visando melhorias no funcionamento do sistema de informação implementado.