Questões de Descrição Arquivística (Arquivologia)

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Os documentos podem ser classificados de acordo com sua frequência de uso e valor informativo. Considerando as definições arquivísticas, qual das alternativas abaixo descreve corretamente a destinação de documentos que já cumpriram sua finalidade administrativa, mas ainda possuem valor histórico ou probatório?

  • A São considerados arquivos correntes e devem permanecer disponíveis para consultas frequentes dentro dos setores responsáveis.
  • B Devem ser transferidos para os arquivos intermediários, pois ainda possuem valor administrativo e podem ser descartados após um período de armazenamento.
  • C Devem ser eliminados imediatamente, pois não possuem mais utilidade para quem os produziu.
  • D São considerados arquivos permanentes e devem ser preservados por seu valor secundário, podendo ser acessados para fins históricos, culturais ou probatórios.
  • E Devem permanecer no arquivo corrente até que se decida se serão descartados ou mantidos no arquivo intermediário.

No que tange aos paralelos entre arquivos e bibliotecas sobre o método descritivo, afirma-se com relação aos primeiros que aplica-se a:

  • A conjunto de documentos
  • B unidades discriminadas
  • C unidades isoladas
  • D finalidade cultural
  • E monumentos

Considerando as normas de descrição arquivística, elaboração de instrumentos de pesquisa e RiC (records in contexts), bem como a difusão de documentos, julgue o seguinte item. 


A descrição baseada no conceito de RiC é multidimensional, diferentemente das descrições de documentos de arquivo que a precederam, que eram hierarquizadas. 

  • Certo
  • Errado

A descrição arquivística garante a compreensão ampla do conteúdo de um acervo, possibilitando o conhecimento e a localização dos documentos que o integram.
A descrição de documentos é o processo de 

  • A análise da documentação de arquivos, visando a estabelecer a sua destinação, de acordo com seus valores comprobatórios e informativos.
  • B guarda de documentos nos seus devidos lugares, em equipamentos que lhes forem próprios e de acordo com um sistema de ordenação previamente estabelecido.
  • C colocação ou distribuição dos documentos numa sequência alfabética, numérica ou alfanumérica, de acordo com o método de arquivamento previamente adotado
  • D síntese de elementos formais e conteúdo textual de unidades de arquivamento, adequando-os ao instrumento de pesquisa que se deseja produzir
  • E ordenação estrutural ou funcional dos documentos em fundos, na ordenação das séries dentro dos fundos e de itens documentais dentro das séries.

De acordo com as atividades desenvolvidas no arquivo de guarda permanente, relacione adequadamente os termos aos seus respectivos produtos.


1. Arranjo.


2. Referência.


3. Conservação.


4. Descrição e publicação.


( ) Política de acesso e uso dos documentos.


( ) Reunião e ordenação adequada dos documentos.


( ) Acesso aos documentos para consulta e divulgação do acervo.


( ) Medidas de proteção aos documentos e, consequentemente, do local de sua guarda, visando a impedir sua destruição.


A sequência está correta em

  • A 1, 3, 2, 4.
  • B 2, 1, 4, 3.
  • C 4, 2, 3, 1.
  • D 3, 1, 2, 4.