Resumo de Gestão de Pessoas - Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento em Gestão de Pessoas

Treinamento e Desenvolvimento (T&D) são processos estratégicos para capacitar e melhorar o desempenho dos colaboradores, alinhando competências individuais aos objetivos organizacionais.

Conceitos Básicos

Treinamento: Foco em habilidades específicas para o cargo atual (curto prazo). Ex.: capacitação técnica.

Desenvolvimento: Ampliação de competências para futuras responsabilidades (longo prazo). Ex.: liderança.

Objetivos

  • Melhorar desempenho individual e organizacional
  • Reduzir falhas e aumentar produtividade
  • Preparar para mudanças tecnológicas e mercadológicas
  • Promover crescimento profissional

Métodos de Treinamento

On-the-job (no trabalho): Instrução no cargo, rotação de funções, mentoria.

Off-the-job (fora do trabalho): Palestras, workshops, e-learning, simulações.

Ciclo de T&D

  1. Diagnóstico: Identificar necessidades (análise organizacional, de tarefas e de pessoas)
  2. Planejamento: Definir objetivos, métodos e recursos
  3. Implementação: Execução do programa
  4. Avaliação: Verificar resultados (níveis de Kirkpatrick: reação, aprendizagem, comportamento e resultados)

Principais Autores

  • Kirkpatrick: Modelo de avaliação em 4 níveis
  • Nadler: Conceito de "desenvolvimento de recursos humanos"

Dicas para Concursos

  • Diferenciar treinamento (foco imediato) e desenvolvimento (futuro)
  • Memorizar etapas do ciclo de T&D e níveis de Kirkpatrick
  • Relacionar T&D a conceitos como clima organizacional e retenção de talentos