Questões de Gestão de Pessoas

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A comunicação interpessoal é primordial nas organizações. Referindo-se às posturas que facilitam a comunicação, avalie as sentenças:

I - Tente se colocar no lugar do outro - isso o ajuda a entender melhor as pessoas, seu modo de pensar e agir.
II - Aprenda a escutar - ouvir é muito importante para solucionar qualquer conflito ou problema.
III - Pratique a arte da paciência - evite julgamentos e ações precipitadas.
IV - Peça desculpas - isso pode prevenir a violência e salvar relacionamentos.
V - Desrespeite as pessoas - quando elas pensarem e agirem de modo diferente de você.
VI - Analise a situação. Alcançar soluções pacíficas depende de se descobrir a raiz do problema.
VII - Mude à sua maneira de ver os conflitos, a gentileza nos mostra que o conflito pode ter resultados positivos e ainda tornar a convivência mais confiável.

Após a análise, pode-se afirmar:

  • A Somente as sentenças I, II, III, IV, VI e VII estão corretas.
  • B Somente as sentenças II, III, IV, V e VII estão corretas.
  • C Somente as sentenças I, III, IV, V e VI estão corretas.
  • D Somente as sentenças II, III, IV, V, VI e VII estão corretas.
  • E Somente as sentenças I, IV, V, VI e VII estão corretas.

Sobre trabalho em equipe, avalie as sentenças:

I - Equipe é um pequeno grupo de pessoas, com habilidades complementares, comprometidas umas com as outras e partilhando de um objetivo, metas e alguma forma de trabalho.
II - A capacidade de trabalhar em equipe é necessária para o sucesso de qualquer empreendimento coletivo, tanto do ponto de vista do atingimento de objetivos, que é fundamental quando se consideram as organizações, quanto da própria qualidade das relações humanas e da satisfação psicológica das pessoas.
III - O trabalho em equipe aumenta a contribuição obtida por meio das competências individuais ao permitir que sejam colocadas e exercidas umas com as outras.
IV - O trabalho em equipe contribui para que haja maior probabilidade de atingimento dos objetivos estabelecidos.
V - Trabalhando em equipe, tende-se a conquistar um clima de trabalho mais saudável. VI - A finalidade de uma equipe é melhorar o emprego dos recursos e a obtenção de resultados, qualquer que seja o estado em que se encontrem.
VII - Uma equipe pode incluir membros de diferentes áreas da empresa.
VIII - Numa equipe, todos devem ter a chance de contribuir com ideias, planos e números, mas cada participante deve igualmente estar preparado para ver algumas de suas melhores ideias barradas pelo consenso dos demais.

Após a análise, pode-se afirmar:

  • A Todas as sentenças estão corretas.
  • B Todas as sentenças estão incorretas.
  • C Somente as sentenças III, IV, V, VI e VIII estão corretas.
  • D Somente as sentenças I, II, V, VI, VII e VIII estão corretas.
  • E Somente as sentenças II, IV, V, VI e VII estão corretas.

Analise as afirmativas abaixo sobre gestão de conflitos no ambiente administrativo e assinale a alternativa correta:

  • A Conflitos são sempre resultado de má-fé dos colaboradores e, por isso, devem ser tratados com medidas disciplinares imediatas.
  • B A comunicação eficaz e escuta ativa são ferramentas importantes na prevenção e resolução de conflitos nas rotinas administrativas.
  • C O conflito deve sempre ser evitado nas organizações, pois não traz nenhum benefício aos processos e às relações de trabalho.
  • D A única forma eficaz de resolver um conflito organizacional é pela imposição da autoridade hierárquica superior.

Sobre os estilos de liderança e a motivação das equipes, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A A liderança servidora foca em apoiar e servir a equipe, priorizando as necessidades dos membros e incentivando o desenvolvimento de todos.
  • B O líder transacional foca em recompensas e punições, baseando sua liderança em uma troca clara de benefícios para atingir metas estabelecidas.
  • C A liderança transformacional busca inspirar e motivar os colaboradores a alcançar seu máximo potencial, estimulando a inovação e o engajamento.
  • D Líderes autocráticos costumam incentivar a colaboração da equipe nas decisões, o que promove maior engajamento e motivação.

Com base nos estilos de liderança mais comuns no ambiente organizacional, analise as afirmativas a seguir e assinale a única alternativa verdadeira:

  • A O estilo de liderança liberal (laissez-faire) é caracterizado pela forte supervisão e controle direto sobre as atividades dos subordinados.
  • B O estilo de liderança coercitiva é o mais indicado para ambientes criativos, pois favorece a liberdade e inovação.
  • C O líder democrático promove o envolvimento dos colaboradores nas decisões, incentivando a cooperação e o diálogo.
  • D O líder autocrático estimula a participação da equipe nas decisões e valoriza o consenso como forma de liderança.