Resumo de Administração Pública - Ciclo de Gestão do Governo Federal

Ciclo de Gestão do Governo Federal

Ciclo de Gestão do Governo Federal

O ciclo de gestão do Governo Federal é um processo contínuo e integrado que orienta a administração pública, composto por quatro etapas principais:

1. Planejamento

Fase em que são definidos os objetivos, metas e estratégias para a atuação governamental. Inclui:

  • Plano Plurianual (PPA) - estabelece diretrizes para 4 anos
  • Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) - orienta a elaboração do orçamento
  • Lei Orçamentária Anual (LOA) - detalha receitas e despesas

2. Execução

Implementação das ações planejadas, com:

  • Alocação de recursos financeiros
  • Realização de licitações e contratos
  • Prestação de serviços públicos
  • Monitoramento contínuo

3. Monitoramento e Avaliação

Acompanhamento sistemático dos resultados, com:

  • Indicadores de desempenho
  • Relatórios de gestão
  • Avaliação de programas e políticas
  • Prestação de contas

4. Prestação de Contas (Accountability)

Fase final de transparência e responsabilização, envolvendo:

  • Demonstrativos financeiros
  • Relatórios de gestão
  • Fiscalização pelo TCU e CGU
  • Controle social

Principais Normas Relacionadas

  • Constituição Federal (art. 165)
  • Lei 4.320/1964 (normas orçamentárias)
  • Lei 10.180/2001 (organização da Presidência)
  • Decreto 9.203/2017 (governança pública)