Amostragem de conglomerados
Amostragem de Conglomerados
A amostragem de conglomerados é uma técnica de amostragem probabilística na qual a população é dividida em grupos heterogêneos, chamados de conglomerados, que são representativos da população como um todo. Diferente da amostragem estratificada, os conglomerados são internamente heterogêneos e entre si são homogêneos.
Características Principais
- Divisão em grupos naturais: Os conglomerados são formados com base em divisões geográficas, administrativas ou outras características naturais (ex.: escolas, quarteirões).
- Seleção aleatória de conglomerados: Uma vez definidos os conglomerados, alguns são selecionados aleatoriamente para compor a amostra.
- Censo dentro dos conglomerados: Todos os elementos dos conglomerados selecionados são investigados (ou pode-se fazer uma amostragem adicional dentro deles).
Vantagens
- Redução de custos e tempo, especialmente em populações geograficamente dispersas.
- Não exige um cadastro completo da população, apenas dos conglomerados selecionados.
- Útil quando não há listagem detalhada de todos os elementos da população.
Desvantagens
- Maior erro amostral em comparação com amostragem aleatória simples ou estratificada (os conglomerados podem não ser perfeitamente homogêneos entre si).
- Pode exigir um tamanho amostral maior para atingir a mesma precisão de outras técnicas.
Aplicações em Concursos Públicos
É comum em questões sobre:
- Diferença entre amostragem por conglomerados e estratificada.
- Cálculo de tamanho amostral em cenários com restrições logísticas.
- Identificação de vantagens/desvantagens em situações práticas.
Exemplo Prático
Para pesquisar o desempenho escolar em um estado, selecionam-se aleatoriamente 10 municípios (conglomerados) e avaliam-se todas as escolas desses municípios.