O planejamento é, por definição, um processo que se respalda em dados sistematizados, informações, conhecimentos, vivências e saberes intrinsecamente vinculados aos objetivos, aos valores e à missão de uma organização, e não deve ser entendido como uma atividade episódica ou meramente operacional. A comunicação como inteligência se inicia com um planejamento adequado. (BUENO, Wilson da Costa. A comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva. In: KUNSCH, Margarida (Org.). Comunicação Organizacional: Histórico, Fundamentos e Processos. São Paulo: Saraiva, 2009. Adaptado.)
A respeito do planejamento em comunicação, constata-se que:
- A Serve para que uma empresa fique refém de seu passado, encontrando sua zona de conforto.
- B Tem o propósito de prever o futuro, devendo ser balizado por indicadores econômico-financeiros.
- C A esmagadora maioria das organizações brasileiras dispõe de uma política de comunicação devidamente sistematizada.
- D Deve estar em sinergia com a cultura da organização, além de considerar o perfil da concorrência e da sua área específica de atuação.