Questões de Comunicação Social

Limpar Busca

Bond e Oliveira (2011) definem que existem diversos tipos de comunicação. Segundo as autoras, a comunicação por meio da expressão corporal do indivíduo denomina-se comunicação

  • A facial.
  • B postural.
  • C fisionômica.
  • D gestual.
  • E oral.

Nas últimas décadas, o avanço das tecnologias digitais e a popularização das plataformas de streaming, redes sociais e ferramentas de produção audiovisual impactaram significativamente a dinâmica cultural e econômica no Brasil, permitindo uma reconfiguração nas formas de produção, distribuição e consumo de conteúdo cultural. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma consequência coerente com essas transformações.

  • A A ampliação da conectividade digital garantiu a superação das desigualdades culturais, proporcionando acesso cultural uniforme entre diferentes grupos sociais.
  • B A descentralização do acesso à cultura, com maior visibilidade para artistas de diferentes regiões e classes sociais.
  • C A maior exposição a conteúdos estrangeiros por meio de plataformas digitais resultou em um declínio das manifestações culturais locais, sobretudo em regiões economicamente vulneráveis.
  • D A televisão aberta manteve sua influência cultural inalterada, sobretudo entre jovens de áreas urbanas, consolidando-se como o principal meio de acesso à informação e entretenimento.
  • E A digitalização do consumo cultural eliminou os filtros algorítmicos, permitindo que os usuários acessem conteúdos diversificados de forma espontânea e aleatória.

A comunicação no relacionamento interpessoal pode, às vezes, não ser assertiva, e, muitas vezes, a mensagem recebida não é processada pelo receptor da mesma forma que ela foi emitida. Abaixo estão problemas comuns nesse processo, correlacione-os:



Coluna I


1. Sobrecarga.


2. Significações.


3. Distorção.



Coluna II


a. Limitações ou distorções decorrentes da forma como a comunicação é feita, algumas formas de expressão, como: gestos e símbolos, podem ter diferentes significados e sentidos para diferentes pessoas.


b. A fala com excesso de informações que acabam ultrapassando os limites de processamento de quem a recebe, ocasionando perda de informação ou distorção do conteúdo.


c. Ocorre quando a mensagem é alterada ou modificada, comprometendo seu conteúdo original.


Fonte: Atendimento ao público. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento de Educação e Trabalho.



Correlacione as colunas I e II, e assinale a alternativa CORRETA.

  • A 1.c, 2.b, 3.a.
  • B 1.a, 2.b, 3.c.
  • C 1.c, 2.a, 3.b.
  • D 1.b, 2.a, 3.c.

Antes que a comunicação se realize, ela necessita de um propósito, de uma mensagem a ser transmitida entre um emissor e um receptor. Sobre o processo de comunicação, analise as sentenças:

I - Processo de comunicação são os passos entre uma fonte e um receptor que resultam na transferência e compreensão de um significado.
II - O emissor inicia a mensagem pela codificação de um pensamento.
III - A mensagem é o produto físico codificado pelo emissor. Quando falamos, a fala é a mensagem. Quando escrevemos, o texto escrito é a mensagem. Quando gesticulamos, os movimentos de nossos braços e as expressões em nosso rosto é a mensagem.
IV - O canal é o meio pelo qual a mensagem viaja. Ele é selecionado pelo emissor, que determina se vai utilizar um canal formal ou informal.
V - Os canais formais são estabelecidos pelas organizações e transmitem mensagens que se referem às atividades relacionadas com o trabalho de seus membros.
VI - Outras formas de mensagem, como as pessoais ou sociais, seguem os canais informais, que são espontâneos e surgem como resposta às escolhas individuais. VII - O receptor é o sujeito (ou sujeitos) a quem a mensagem se dirige, o qual deve primeiro traduzir seus símbolos de um modo compreensível. Isso é a decodificação da mensagem.
VIII - O ruído é composto das barreiras à comunicação que distorcem a clareza da mensagem, como problemas de percepção, excesso de informações, dificuldades semânticas ou diferenças culturais.
IX - O feedback faz a verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem como pretendida inicialmente e determina se a compreensão foi ou não conseguida.

Após a análise, pode-se afirmar:

  • A Todas as sentenças estão corretas.
  • B Todas as sentenças estão incorretas.
  • C Somente as sentenças III, IV, VI, VII, VIII e IX estão corretas.
  • D Somente as sentenças II, III, IV, V, VII e VIII estão corretas.
  • E Somente as sentenças II, IV, VIII e IX estão incorretas.

Nas técnicas de comunicação oral e escrita no ambiente de trabalho, a opção mais sensata será sempre pela manutenção da formalidade em vez da informalidade. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA quanto à comunicação de mensagens.

  • A Utilização de saudação inicial.
  • B Utilização de emoticons.
  • C Utilização de abreviaturas.
  • D Utilização de gírias e jargões.