Questões de Comunicação Social

Limpar Busca

O trabalho com produtos gráficos necessita de profissionais que tenham criatividade, capacidade de gerenciamento de prazos, conhecimento técnico e administrativo, entre outras habilidades. Sobre este trabalho é INCORRETO afirmar que:

  • A O produtor gráfico é o responsável por desenvolver projetos gráficos de livros, jornais, revistas e websites.
  • B Desde o surgimento da impressão em massa, desenvolvida por Johannes Gutenberg, os processos e as técnicas gráficas permanecem praticamente as mesmas.
  • C Em banners, outdoors e outros impressos maiores, não se deve utilizar traçados de espessura fina (light) ou extra fina (extra thin), porque são de difícil leitura.
  • D As etapas do processo são diferentes se a produção gráfica for manual ou computadorizada.

Entender o significado de termos como 'comunicação' e 'informação' é fundamental para qualquer profissional de comunicação social. Muitos autores se dedicaram a definir esses termos, considerados difusos e abrangentes. Sobre esse tema é INCORRETO afirmar que:

  • A Informação é uma comunicação que pode ser ativada a qualquer momento, desde que outra consciência (ou aquela mesma que codificou a mensagem) venha resgatar aqueles traços materiais e reconstituir a mensagem.
  • B Como conceitos independentes, é possível termos comunicação sem informação, bem como informação que não esteja vinculada ao processo de comunicação.
  • C Comunicar é simular a consciência de outrem, tornar comum (participar) um mesmo objeto mental (sensação, pensamento, desejo, afeto).
  • D O ser humano é um ser da comunicação: consigo (subjetividade) e com o mundo, ambos entendidos como o produto da comunicação com outrem.

Acerca da relação da comunicação com as diversas formas de cultura e com a interação entre as pessoas, assinale a opção correta.

  • A A cultura de massas, a cultura das mídias e a cultura digital apresentam caracteres iguais, com nenhuma distinção entre si.
  • B O atributo cíbrido da cultura limita-se às misturas que se processam no interior da cibercultura, ou seja, no universo digital.
  • C Embora cada tipo de formação cultural tenha traços específicos que diferenciam uma formação cultural da outra, quando surge uma formação cultural nova, a anterior desaparece.
  • D A Internet independe da escrita, porque seus meios têm uma linguagem própria.
  • E A cultura humana está em constante mudança e as modificações acontecem independentemente da interação social.

Acerca da relação entre tecnologia, comunicação e novas formas de interação, assinale a opção correta.

  • A Ambientes tecnológicos possuem designs que provêm as necessidades de informação das pessoas, o que, por sua vez, necessariamente se transforma em conhecimento.
  • B O humano se constitui como sujeito e adquire significância cultural apenas por meio da linguagem midiática.
  • C A interação entre os mais diversos grupos de internautas no mundo virtual gera consequências sociais e culturais no mundo real.
  • D A complexidade e a diversidade dos fenômenos comunicacionais e culturais são cada dia mais territoriais e sólidas.
  • E Aculturação é o termo usado para definir a união de dois ou mais grupos culturais que interagem sem perder suas culturas originais.

Com relação aos meios de comunicação de massa e às mídias digitais, assinale a opção correta.

  • A A televisão, em conjunto com toda a sua rede desenvolvida ao longo do século XX, é considerada um modelo impulsionador da cultura de participação, que caracteriza o modelo colaborativo.
  • B A produção audiovisual requer habilidades complexas e, por isso, ainda é bastante restrita a pequenos grupos que conseguem gravar e editar vídeos.
  • C Compreende-se a mídia como um processo de mediação que independe do engajamento ou desengajamento dos envolvidos.
  • D Conexões intermidiáticas são aquelas que ocorrem entre emissões audiovisuais e redes sociais online, como um espaço de negociação entre agentes humanos e não humanos.
  • E Em busca de interação, as pessoas têm abandonado a programação televisiva e migrado para outras formas de mídia, como smartphones e tablets.