Questão 1 Comentada - Tribunal Regional Federal da 4ª Região - Juiz Federal - TRF - 4ª Região (2016)

Assinale a alternativa correta.

  • A Considerando a Constituição Federal – que veda a prisão por dívidas –, é inconstitucional qualquer tentativa do legislador ordinário de tipificar a conduta de retenção de salários pelo empregador.
  • B Os atos de improbidade administrativa importarão na perda dos direitos políticos e da função pública e na obrigação de ressarcimento do erário – que poderá pleitear a indisponibilidade dos bens –, sem prejuízo da ação penal cabível.
  • C O membro do Congresso Nacional que se licencia do mandato para investir-se no cargo de Ministro de Estado não perde os laços que o unem, organicamente, ao Parlamento. Consequentemente, permanece em seu favor a garantia constitucional da prerrogativa de foro em matéria penal.
  • D Desde a expedição de diploma, os membros do Congresso Nacional e o Presidente da República não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável.
  • E A Constituição Federal não consagrou o princípio da irresponsabilidade penal absoluta do Presidente da República. O Chefe de Estado, nos ilícitos penais praticados in officio ou cometidos propter officium, poderá, ainda que vigente o mandato presidencial, sofrer a persecutio criminis, desde que obtida, previamente, a necessária autorização do Congresso Nacional.

Gabarito comentado da Questão 1 - Tribunal Regional Federal da 4ª Região - Juiz Federal - TRF - 4ª Região (2016)

A) Incorreta. A vedação constitucional à prisão por dívida não impede que o legislador ordinário tipifique a retenção de salários como crime, desde que a motivação da prisão não seja a dívida em si, mas sim a prática de um delito (como a apropriação indébita). B) Correta. A Constituição Federal, em seu artigo 37, § 4º, estabelece que os atos de improbidade administrativa implicarão a perda dos direitos políticos, a perda da função pública, a obrigação de ressarcir o erário e a indisponibilid...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium