Questão 4 Comentada - Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) - Defensor Público (2021)

Os sigilos bancário e fiscal, direitos individuais protegidos pela Constituição Federal, poderão ser excepcionados por decisão judicial fundamentada,

  • A Receita Federal e Tribunal de Contas da União e Estaduais, desde que determinada pela Presidência.
  • B Procurador da República, em caso de investigação envolvendo autoridade submetida e foro privilegiado e Receita Federal.
  • C decisão de Comissões Parlamentares de Inquérito ou, excepcionalmente, pelo Ministério Público, em casos restritos de investigação de recursos públicos.
  • D decisão de autoridade administrativa disciplinar e ordem do Procurador da República em caso de investigação envolvendo autoridade submetida a foro privilegiado.
  • E decisão de Comissões Parlamentares de Inquérito e, excepcionalmente, pela autoridade fazendária em casos de evasão de divisas.

Gabarito comentado da Questão 4 - Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) - Defensor Público (2021)

Vejamos cada uma das assertivas:Letra A - ErradaEste poder (que, naturalmente, deve ser exercido nos estritos limites legais, tanto no que diz respeito à atuação da Receita Federal quanto à atuação dos Tribunais de Contas) é parte das atribuições normais destas autoridades (especialmente quando se trata de fiscalização do uso de recursos públicos) e não depende de "determinação da Presidência". Observe o que dizem os arts. 5º e 6º da LC n. 105/01: "Art. 5º: O Poder Executivo disciplinará, in...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium