Questão 1 Comentada - Secretaria de Estado de Fazenda do Espírito Santo (SEFAZ-ES) - Auditor Fiscal da Receita Estadual - Manhã (2021)

Lei ordinária do Estado X prevê a quitação de débitos tributários estaduais por meio de dação em pagamento de bens imóveis, após prévia avaliação e aceitação pela Secretaria Estadual de Fazenda. Diante desse cenário, assinale a afirmativa correta.

  • A A lei estadual ordinária poderia instituir esta nova modalidade de pagamento de tributos.
  • B A dação em pagamento por meio de bens imóveis deveria ser instituída por lei estadual complementar.
  • C A lei estadual não poderia condicionar o pagamento por dação à prévia avaliação pela Secretaria Estadual de Fazenda.
  • D A Constituição não admite pagamento de tributo em espécie distinta de moeda (dinheiro).
  • E O Código Tributário Nacional não admite pagamento de tributo em espécie distinta de moeda (dinheiro).

Gabarito comentado da Questão 1 - Secretaria de Estado de Fazenda do Espírito Santo (SEFAZ-ES) - Auditor Fiscal da Receita Estadual - Manhã (2021)

CTN, Art. 156. Extinguem o crédito tributário: (...)XI – a dação em pagamento em bens imóveis, na forma e condições estabelecidas em lei. O STF afirmou ser possível a criação de novas hipóteses de extinção do crédito tributário na via de lei ordinária local. A decisão da corte possui fundamento no pacto federativo e na diretriz interpretativa segundo a qual “quem pode o mais pode o menos”. Nesse sentido:(...) a Constituição Federal não reservou à lei complementar o tratamento das modalidade...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium