Questões de FGV Página 1

Sobre o Código de Ética do profissional de Relações Públicas, analise as afirmativas a seguir.

I. É vedado ao profissional de Relações Públicas atender clientes concorrentes, sem prévia autorização das partes atendidas, bem como pleitear para si emprego, cargo ou função que esteja a cargo de outro profissional de Relações Públicas, sem o pedido deste.
II. Não existe lobby legal, portanto é vedado ao profissional de Relações Públicas exercer a função, visto que há normas que o impedem, emanadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembleias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais.
III. É vedada ao profissional de Relações Públicas a divulgação de informações falsas, mas é permitida a difusão de notícias que não possam ser comprovadas por meio de fatos conhecidos e demonstráveis, desde que sejam favoráveis à organização representada.

Está correto o que se afirma em
  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I, II e III.
Assinale a opção que indica o procedimento que os profissionais de comunicação devem assumir em momentos de crise de imagem de uma organização.
  • A Identificar previamente as vulnerabilidades da organização e preparar um planejamento de gestão de crises, que leve em conta também o universo digital.
  • B Manter estreitas relações comerciais com os veículos de imprensa, aumentando a verba publicitária para inibir a publicação de notícias desfavoráveis à organização.
  • C Ignorar as publicações nas redes sociais digitais e focar suas energias em ações de assessoria de imprensa e no contato presencial com os jornalistas.
  • D Interromper toda a comunicação com os stakeholders e não fornecer qualquer informação sobre o gerenciamento da crise, o que é estratégico para organização.
  • E Esperar que a crise se estabeleça para que seja possível mapear suas causas e iniciar o planejamento de comunicação integrada.
Sobre a gestão contemporânea de crises, analise as afirmativas a seguir.

I. Como as mídias sociais digitais têm grande poder de alcance, as empresas devem estar atentas às opiniões dos públicos de interesse para, em caso de crise, poder atuar com agilidade.
II. As redes sociais digitais devem ser usadas a favor do diálogo e da transparência, construindo relacionamentos capazes de minimizar os dados que atingem a reputação da empresa.
III. Em função dos grandes riscos em termos de crises de imagem, cada vez mais as empresas optam por ter apenas sites oficiais e se afastar das redes sociais digitais.

Está correto o que se afirma em
  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I, II e III.
Sobre a Comunicação Organizacional Estratégica em Rede (COER), analise as afirmativas a seguir.

I. Não se pode privilegiar um único meio de comunicação, visto que os usuários constituem seus hábitos comunicacionais a partir de vários deles.
II. As pesquisas para entendimento dos públicos de interesse são elemento importante para o estabelecimento de uma comunicação customizada.
III. Para se comunicar em rede é preciso estar atento para o fato que os públicos-alvo também emitem e interagem em suas próprias redes.

Está correto o que se afirma em
  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I, II e III.
O modelo tradicional de pirâmide de influência de cima para baixo vem sendo substituído por um paradigma mais fluido, colaborativo e horizontal de comunicação.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
  • A A comunicação, como os stakeholders, passa a ser centralizada, unidirecional e ascendente.
  • B Os porta-vozes devem evitar o diálogo e se concentrar na divulgação de mensagens pré-elaboradas.
  • C A influência dos stakeholders vem crescendo, à medida em que a comunicação é mais direta, rápida e multidirecional.
  • D Em situações de crise, as informações devem ficar restritas às elites da empresa, evitando o contato com a mídia.
  • E As relações públicas devem dar suporte ao departamento de marketing, ignorando as estratégias publicitárias.