Prova da Universidade Federal Fluminense - Administrador - COSEAC (2016) - Questões Comentadas

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As classes morfológicas das formas sublinhadas no fragmento em análise são, respectivamente:

  • A pronome demonstrativo / pronome relativo / artigo
  • B artigo / pronome indefinido / conjunção integrante
  • C pronome pessoal oblíquo / pronome relativo / conjunção consecutiva
  • D pronome demonstrativo / conjunção integrante / pronome relativo

O pronome “isso” tem função coesiva e retoma

  • A a mudança da língua portuguesa, que não será a mesma daqui a vinte, cem anos ou trezentos anos.
  • B o mundo de empréstimos que andamos fazendo para nos expressarmos sobre certos assuntos.
  • C o sintoma de que empréstimos estrangeiros estão causando lesões na língua portuguesa.
  • D o desaparecimento da língua portuguesa em benefício de outras línguas supostamente expansionistas.

A mudança feita no enunciado em questão que ALTERA o seu sentido é a seguinte:

  • A Mesmo que o que mais se faça hoje em dia seja surfar, deletar ou tratar do marketing, isso não significa o desaparecimento da língua portuguesa.
  • B Embora o que mais se faça hoje em dia seja surfar, deletar ou tratar do marketing, isso não significa o desaparecimento da língua portuguesa.
  • C O que mais se faz hoje em dia é surfar, deletar ou tratar do marketing. Isso, todavia, não significa o desaparecimento da língua portuguesa.
  • D O que mais se faz hoje em dia é surfar, deletar ou tratar do marketing. Isso, portanto, não significa o desaparecimento da língua portuguesa.

Na busca por aferir à frase “o casaco que cê ia sair com ele tá rasgado” o devido grau de formalismo, característico da linguagem culta, modalidade escrita, deve-se reescrevê-la como em:

  • A O casaco que você sairia está rasgado.
  • B O casaco com que você sairia está rasgado.
  • C O casaco com cujo você sairia está rasgado.
  • D O casaco de que você sairia está rasgado.

O enunciado do texto de Mário Perini em que a palavra sublinhada é substituída pelo termo entre parênteses, sem grande comprometimento do sentido original, é

  • A “O que é que poderia ameaçar a integridade, ou a existência de nossa língua?” (dominância).
  • B “em benefício de outras línguas supostamente expansionistas” (avançadas)
  • C “Quero dizer que não há o menor sintoma de que os empréstimos estrangeiros estejam causando lesões na língua portuguesa” (prejuízos)
  • D “Isso está acontecendo a todo tempo com todas as línguas e nunca levou nenhuma delas à extinção.” (ascensão)