Prova da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Técnico - Informática - UFSC (2019) - Questões Comentadas

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De acordo com o texto 1, os truques por trás da capacidade do homem de se comunicar são:

  • A a inexistência de truques.
  • B a combinação arbitrária entre som e sentido e a combinação infinita a partir de um conjunto finito.
  • C o sonar e o rastro.
  • D a memorização padronizada e notícias de jornal que estimulam a memória.
  • E o jogo Imagem e Ação e as charadas.

Assinale a alternativa que substitui corretamente o trecho abaixo, retirado do texto 1, sem alteração de sentido.


“As cadeias de palavras denominadas ‘frases’ não são apenas estimulantes da memória, que fazem você se lembrar do homem e do melhor amigo do homem, deixando que você complete o resto; na verdade elas lhe dizem quem fez o que para quem.” (linhas 3-6)

  • A As sequências de palavras não estimulam a memória, que faz você se lembrar do homem e do melhor amigo do homem, elas permitem que você conclua o raciocínio; elas dizem quem fez o que para quem.
  • B As orações não estimulam a memória, o que faz você se lembrar do homem e do melhor amigo do homem, permitindo que você complete o resto; na verdade elas lhe falam quem fez o que para quem.
  • C As frases não se limitam a estimular a memória, permitindo que você se lembre do homem e do cachorro e que continue a história deste ponto; o que, de fato, elas fazem é informar quem realizou o que para quem.
  • D As cadeias de palavras denominadas “frases” são estimulantes da memória, que fazem você se lembrar do homem e do melhor amigo do homem, dando autorização para que você complete o resto; além disso, elas lhe dizem quem fez o que para quem.
  • E As frases não são estimulantes da memória, fazendo com que você associe o homem ao cachorro e continue a história a partir disso, o que elas fazem é informar quem realizou o que para quem.

Associe a coluna A à coluna B e indique a alternativa que representa a numeração correta, de cima para baixo, da explicação para o emprego da vírgula, conforme a norma padrão escrita.


Coluna A

1. “As cadeias de palavras denominadas ‘frases’ não são apenas estimulantes da memória, que fazem você se lembrar do homem e do melhor amigo do homem, deixando que você complete o resto.” (linhas 3-5)

2. “É um processo que desafia de tal forma a inventividade, tão comicamente falível, que o transformamos em jogos como Imagem e Ação e charadas.” (linhas 31-33)

3. “A palavra cachorro não se parece com um cachorro, mas mesmo assim significa ‘cachorro’.” (linhas 21-22)

4. “Percebemos a diferença entre o corriqueiro cachorro morde homem e o inaudito homem morde cachorro devido à ordem em que cachorro, homem e morde estão combinados.” (linhas 36-38)

5. “No caso dos morcegos, descobriu-se que o truque era um sonar [...]”. (linhas 14-15)


Coluna B

( ) Separar termos coordenados em uma mesma oração.

( ) Separar orações que relacionam ideias adversativas.

( ) Isolar uma oração com função explicativa.

( ) Demarcar um termo deslocado na oração.

( ) Isolar uma expressão com função explicativa.

  • A 4 – 3 – 1 – 5 – 2
  • B 2 – 4 – 3 – 5 – 1
  • C 4 – 3 – 5 – 2 – 1
  • D 2 – 4 – 3 – 1 – 5
  • E 3 – 4 – 1 – 5 – 2

Com base no texto 1 e na norma padrão escrita, assinale a alternativa correta.

  • A A palavra ‘arremessador’ (linha 10) é formada pelo processo de derivação sufixal, com o acréscimo do sufixo ‘-dor’ a uma base adjetiva.
  • B A palavra ‘inconsolável’ (linha 9) é formada pelo processo de parassíntese, pelo acréscimo simultâneo do prefixo ‘in-’ e do sufixo ‘-vel’ a uma base verbal
  • C A palavra ‘praticamente’ (linha 26) é formada pelo processo de derivação sufixal, com o acréscimo do sufixo ‘-mente’ a uma base adverbial.
  • D A palavra ‘capacidade’ (linha 16) é formada pelo mesmo processo que o da palavra ‘possibilidade’ (linha 25).
  • E A palavra ‘comunicar’ (linha 40) é formada pelo processo de derivação regressiva ou deverbal.

Com base no trecho a seguir, transcrito do texto 1, assinale a alternativa correta.


“A palavra cachorro não se parece com um cachorro, mas mesmo assim significa ‘cachorro’. Isso acontece porque todo falante de português passou por um idêntico ato de aprendizagem mecânica na infância que liga o som ao significado.” (linhas 21-23)

  • A A palavra ‘Isso’ é um pronome que se refere a toda a sentença anterior.
  • B A segunda ocorrência do termo ‘cachorro’ está exercendo a função de objeto direto do verbo ‘parecer’.
  • C As três ocorrências do termo ‘cachorro’ desempenham a mesma função sintática.
  • D A primeira ocorrência do termo ‘cachorro’ está exercendo a função de núcleo do sujeito do verbo ‘parecer’.
  • E A palavra ‘que’ é um pronome que se refere à palavra ‘infância’.