Prova da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) - Fonoaudiólogo - UFV (2025) - Questões Comentadas

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Sobre a Educação Especial na perspectiva Inclusiva nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), analise as assertivas a seguir:

I. Os Núcleos de Acessibilidade das IFES visam eliminar barreiras físicas, de comunicação e de informação que restringem a participação e o desenvolvimento acadêmico e social de estudantes com deficiência.

II. O expressivo aumento de estudantes com deficiência nas IFES, na última década, é consequência direta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que lhes garantiu condições de igualdade para o acesso e a permanência desde a Educação Básica.

III. A inclusão no Ensino Superior exige a adoção de medidas de apoio específicas para garantir as condições de acessibilidade necessárias à plena participação e autonomia dos estudantes com deficiência em ambientes que maximizem o seu desenvolvimento acadêmico e social.

IV. O baixo índice de diplomação de estudantes com deficiência no Ensino Superior implicou no recente movimento de fortalecimento das escolas e classes especiais, devido à falta de condições pedagógicas, de formação de professores e de infraestrutura nas escolas regulares da Educação Básica.


Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I e III, apenas.
  • B I e IV, apenas.
  • C II, III e IV, apenas.
  • D I, II, III e IV.

No que se refere à atuação do fonoaudiólogo educacional na promoção da Educação Especial na perspectiva Inclusiva, analise as assertivas a seguir:

I. Compreende o trabalho com a acessibilidade na comunicação e o auxílio na definição dos melhores meios e técnicas de intervenção e encaminhamentos para a equipe multidisciplinar.

II. Envolve ações formativas específicas para os educadores, quanto aos recursos de tecnologia assistiva e uso de sistemas de comunicação aumentativa (suplementar ou ampliada) e alternativa.

III. Abrange a participação, junto à equipe de saúde, na identificação das características físicas, intelectuais ou sensoriais dos estudantes, de caráter incapacitante, que possam gerar impedimentos para sua inclusão.

IV. Inclui ações de promoção e prevenção nos diferentes espaços educacionais formais e não formais, favorecendo e oportunizando o processo de ensino-aprendizagem e as práticas pedagógicas, em parceria com todos os agentes envolvidos nesses espaços.


Está CORRETO o que se afirmar em:

  • A I e II, apenas.
  • B I, II e IV, apenas.
  • C I, III e IV, apenas.
  • D I, II, III e IV.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Brasil, 2015), estabelece diretrizes fundamentais para garantir o direito à educação inclusiva. Sobre as disposições dessa lei, analise as assertivas a seguir:

I. É dever do sistema educacional público e privado garantir a educação inclusiva em todos os níveis e modalidades de ensino, com adaptações razoáveis e recursos de acessibilidade para atender às necessidades específicas das pessoas com deficiência.

II. As instituições privadas de ensino poderão cobrar valores adicionais de estudantes com deficiência caso os serviços de apoio pedagógico especializado ou a efetivação de recursos de acessibilidade exijam adaptações específicas e individualizadas.

III. A implementação da educação inclusiva requer a formação continuada dos profissionais de ensino, o uso de recursos de tecnologias assistivas e a oferta de materiais pedagógicos adaptados, que promovam a plena participação do estudante com deficiência.

IV. O projeto pedagógico deve institucionalizar o Atendimento Educacional Especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade.


Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I, III e IV, apenas.
  • B I e IV, apenas.
  • C III e IV, apenas.
  • D I, II, III e IV.

Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Brasil, 2015), é CORRETO considerar pessoa com deficiência aquela que:

  • A possui deficiência permanente, que ocorreu ou se estabilizou durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos.
  • B apresenta perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.
  • C tem uma incapacidade para integração social, necessitando de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que possa receber ou transmitir informações necessárias ao desempenho de função ou atividade a ser exercida.
  • D tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, publicada pelo Ministério da Educação em 2008, estabelece diretrizes fundamentais para assegurar o direito à educação de estudantes público-alvo da educação especial. Sobre as disposições dessa política, analise as assertivas a seguir:

I. A oferta do Atendimento Educacional Especializado deve incluir a disponibilização de recursos de acessibilidade, serviços e estratégias pedagógicas específicas, independentemente de sua realização ocorrer no horário regular das aulas ou no contraturno.

II. A educação especial, na perspectiva inclusiva, deve ser estruturada como modalidade transversal, perpassando todos os níveis, etapas e modalidades do ensino, e oferecer o Atendimento Educacional Especializado, que complementa e/ou suplementa a formação dos estudantes com foco na autonomia e na independência.

III. Os sistemas de ensino devem garantir aos estudantes público-alvo da educação especial a matrícula em classes comuns do ensino regular, e no Atendimento Educacional Especializado, que deve ser realizado, preferencialmente, em instituições e centros especializados, garantindo maior eficácia no desenvolvimento desses estudantes.

IV. Na Educação Superior, a educação especial visa garantir acesso, permanência e participação dos estudantes, por meio de ações planejadas que incluem acessibilidade arquitetônica, comunicacional e informacional, além de recursos didáticos adequados. Tais medidas abrangem os processos seletivos e as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A IV, apenas.
  • B II e IV, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II, III e IV.