Questões de Fonoaudiologia Educacional (Fonoaudiologia)

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Assinale a alternativa que descreve uma prática pedagógica eficaz para promover a inclusão de alunos com deficiência auditiva em salas de aula regulares.

  • A Adotar abordagens pedagógicas diferenciadas, com recursos visuais, legendas e Libras, para garantir a acessibilidade e a participação ativa dos alunos.
  • B Desenvolver práticas pedagógicas que se concentram predominantemente em aspectos sociais e comportamentais.
  • C Modificar o currículo durante as avaliações, mantendo as atividades e a metodologia de ensino padronizadas.
  • D Modificar o conteúdo de maneira substancial, excluindo sempre que possível atividades orais, para reduzir as dificuldades dos alunos com deficiência auditiva.
  • E Priorizar atividades de leitura e escrita, limitando interações orais ou em grupo.

Sobre as ações do fonoaudiólogo na interface com a educação, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A O fonoaudiólogo pode identificar situações de risco para a saúde auditiva e vocal do educador e educando, e promover ações que minimizem os efeitos.
  • B O fonoaudiólogo pode desenvolver atividades direcionadas a um grupo em sala de aula, desde que tais atividades estejam inseridas na proposta pedagógica da escola, sejam oferecidas a todos os alunos, desenvolvidas em parceria com o educador e não possuam caráter terapêutico.
  • C O fonoaudiólogo pode realizar palestras, oficinas, rodas de conversa ou reuniões individuais, com a finalidade de apoiar os educadores na realização de orientações ou possíveis encaminhamentos, quando estes se fizerem necessários.
  • D O fonoaudiólogo pode realizar atendimento clínico aos alunos no ambiente escolar.
  • E O fonoaudiólogo lotado nas secretarias de saúde e que atue na atenção básica, por exemplo, tem as unidades educacionais como parte de seu território de atuação. Pode, assim, ampliar as ações específicas de saúde (promoção e prevenção) aos alunos, professores, funcionários da rede de ensino e comunidade, por meio de atividades intersetoriais (de Saúde e Educação).

O processamento fonológico é uma habilidade fundamental no processo de alfabetização.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um componente do processamento fonológico e sua função.

  • A Consciência fonológica – capacidade de refletir e manipular sons da fala, como identificar rimas e segmentar palavras em sílabas e fonemas.
  • B Assimilação – habilidade de associar rapidamente grafemas a imagens concretas, como objetos e ações cotidianas.
  • C Memória operacional – capacidade de identificar padrões ortográficos com base em frequência de palavras conhecidas.
  • D Fluência de leitura – habilidade de converter fonemas em morfemas e identificar sua função semântica no texto.
  • E Recuperação lexical – capacidade de decodificar sílabas por meio da estratégia de soletração auditiva.

De acordo com Damasceno et al (2022), o fonoaudiólogo educacional desempenha um papel essencial na identificação e intervenção em dificuldades de leitura e escrita, especialmente em escolares que apresentam baixo desempenho em habilidades cognitivas e linguísticas fundamentais. Considere o caso de uma escola municipal que implementou um programa de estimulação voltado para discriminação auditiva, consciência fonológica e acesso fonológico ao léxico, visando apoiar alunos do ensino fundamental. Durante o acompanhamento, observou-se que as atividades do programa foram planejadas para serem aplicadas em sala de aula, com foco na promoção de competências leitoras e na prevenção de dificuldades futuras.



Baseando-se nesse contexto, analise as afirmativas a seguir sobre a atuação do fonoaudiólogo educacional nesse tipo de intervenção.


I- O fonoaudiólogo educacional contribui para a criação de estratégias que favorecem o desenvolvimento de habilidades fonológicas essenciais para a leitura e escrita.


II- As intervenções realizadas pelo fonoaudiólogo são eficazes apenas quando aplicadas em grupos pequenos ou de forma individualizada.


III- A atuação do fonoaudiólogo educacional pode auxiliar na identificação precoce de transtornos de aprendizado e na indicação de adaptações para o ambiente escolar.


IV- A aplicação de atividades focadas em habilidades fonológicas, como a discriminação auditiva, contribui para a melhora da decodificação, da fluência leitora e da lateralização.



É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II e III.
  • B I e III.
  • C I, III e IV.
  • D III e IV.
  • E I e II.

Os processos psicológicos, sociais, comunicativos e linguísticos desempenham papéis essenciais no desenvolvimento e na aprendizagem, influenciando a forma como indivíduos interagem e adquirem conhecimento. Tais processos podem ser observados em diferentes contextos, como nas relações interpessoais, no ambiente educacional e em diversas situações comunicativas. Assinale a alternativa correta relacionada aos fatores que afetam os processos de aprendizagem e interação.

  • A A compreensão de textos orais é mais facilmente desenvolvida em um ambiente formal de ensino, onde não há necessidade de comunicação informal ou de interações sociais.
  • B O desenvolvimento linguístico não tem impacto significativo nos processos de aprendizagem, uma vez que o uso da linguagem é secundário em relação à aquisição de habilidades cognitivas.
  • C A interação entre os processos psicológicos e linguísticos não é relevante para o desenvolvimento das habilidades de aprendizagem, uma vez que cada um segue um caminho separado e independente.
  • D A capacidade de aquisição de uma segunda língua é diretamente influenciada pela forma como as interações sociais ocorrem, com uma maior eficácia observada em ambientes que incentivam a comunicação espontânea e interações sociais diversificadas.
  • E O ambiente social no qual o indivíduo está inserido pode influenciar suas interações comunicativas, mas não tem relação com o desenvolvimento das competências linguísticas e cognitivas.