Questões de Fonoaudiologia Educacional (Fonoaudiologia)

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Os processos psicológicos, sociais, comunicativos e linguísticos desempenham papéis essenciais no desenvolvimento e na aprendizagem, influenciando a forma como indivíduos interagem e adquirem conhecimento. Tais processos podem ser observados em diferentes contextos, como nas relações interpessoais, no ambiente educacional e em diversas situações comunicativas. Assinale a alternativa correta relacionada aos fatores que afetam os processos de aprendizagem e interação.

  • A A compreensão de textos orais é mais facilmente desenvolvida em um ambiente formal de ensino, onde não há necessidade de comunicação informal ou de interações sociais.
  • B O desenvolvimento linguístico não tem impacto significativo nos processos de aprendizagem, uma vez que o uso da linguagem é secundário em relação à aquisição de habilidades cognitivas.
  • C A interação entre os processos psicológicos e linguísticos não é relevante para o desenvolvimento das habilidades de aprendizagem, uma vez que cada um segue um caminho separado e independente.
  • D A capacidade de aquisição de uma segunda língua é diretamente influenciada pela forma como as interações sociais ocorrem, com uma maior eficácia observada em ambientes que incentivam a comunicação espontânea e interações sociais diversificadas.
  • E O ambiente social no qual o indivíduo está inserido pode influenciar suas interações comunicativas, mas não tem relação com o desenvolvimento das competências linguísticas e cognitivas.

As funções executivas são habilidades cognitivas que controlam pensamentos, emoções e ações e são fundamentais para o aprendizado, desempenho escolar e profissional. Quais suas principais funções? Assinale a alternativa CORRETA.

  • A Controle inibitório, flexibilidade cognitiva, memória operacional, planejamento e tomada de decisões, análise e síntese.
  • B Controle inibitório, flexibilidade cognitiva, memória operacional, planejamento e tomada de decisões.
  • C Controle inibitório, inflexibilidade cognitiva, memória operacional, planejamento e tomada de decisões.
  • D Controle inibitório, inflexibilidade cognitiva, memória operacional, planejamento, tomada de decisões, análise e síntese.

Sobre as ações desenvolvidas pelo Fonoaudiólogo Educacional, analisar os itens.

I. Promover ações de saúde escolar como cuidados com a voz e audição de professores e alunos.
II. Desenvolver atividades exclusivamente no Atendimento Educacional Especializado (AEE), conforme as diretrizes do Ministério da Educação.
III. Atuar de forma conjunta no desenvolvimento do planejamento educacional.
IV. Criar um ambiente clínico na escola para acolher e atender às demandas de saúde da comunidade.

Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas nos itens I e II.
  • B Apenas nos itens I e III.
  • C Apenas nos itens I, III e IV.
  • D Apenas nos itens II, III e IV.
  • E Em todos os itens.

As intervenções fonoaudiológicas na oncologia, em casos de câncer de cabeça e pescoço, incluem orientação pré e pós-operatória. Nesse sentido, leia as afirmativas abaixo:
I. A laringectomia total pode requerer reabilitação de voz esofágica ou prótese traqueoesofágica. II. A perda de parte da cavidade oral dispensa reabilitação de fala, pois a deglutição é a única prioridade. III. Há protocolos para avaliar mobilidade e sensibilidade orofacial, orientando exercícios de propriocepção. IV. Transtornos de voz podem ser minimizados com acompanhamento precoce e instruções de higiene vocal.
Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A I e IV, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I, III e IV, apenas.
  • D I, II e III, apenas.

A disfonia crônica pode estar relacionada a comportamentos abusivos de voz e a fatores anatômicos. Assinale a hipótese que expressa um fator desencadeante de disfonia em pacientes adultos:

  • A Hidratação adequada ao longo do dia e intervalos regulares de repouso vocal.
  • B Uso contínuo de volume vocal elevado em contextos profissionais barulhentos, sem pausas ou apoio respiratório adequado.
  • C Evitar fonação prolongada em situações de estresse e manter acompanhamento fonoaudiológico.
  • D Remanejamento precoce de nódulos vocais por meio de exercícios de economia vocal.