Questões de Fonoaudiologia Educacional (Fonoaudiologia)

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As funções do Fonoaudiólogo no âmbito escolar variam conforme seja o tipo de escola, sua ligação ou não com a Equipe de Assessoramento Psicopedagógico (EAP) ou equipe de orientação, tipos de serviços para os quais tenha sido contratado, etc. (...)

Dentre as diferentes funções do Fonoaudiólogo no âmbito escolar, não se deve considerar correto, APENAS:

  • A O diagnóstico poderá ser realizado mediante o uso de testes padronizados, teste de elaboração pessoal e/ou observação direta em sala de aula, em diferentes situações interativas ou de resolução de tarefas.
  • B Atuação de Equipe Médica Multidisciplinar e/ou um Médico Otorrinolaringologista, observando a atuação pedagógica, para posterior intervenção do Fonoaudiólogo.
  • C A intervenção no campo preventivo englobando muitos aspectos, dentre eles: a detecção precoce de distúrbios nos primeiros anos da escolaridade ou até mesmo em nível de creche.
  • D Com relação ao tratamento, deve-se esclarecer que não será em todos os casos que o Fonoaudiólogo poderá realizar tarefas do tipo educativo dentro do próprio âmbito escolar.

Jean Piaget via o crescimento intelectual como um processo de adaptação ao mundo, que poderia ocorrer por meio dos seguintes modos: assimilação e acomodação. Sendo que na Acomodação:

  • A acontece quando a criança não consegue assimilar a informação em um esquema já existente, então ela precisa alterá-lo ou criar um novo esquema.
  • B acontece quando a criança utiliza um esquema já existente para lidar com um novo objeto ou situação. Por exemplo, uma criança de 02 anos vê uma maçã, mas, anteriormente, ela apenas conhecia o que era uma laranja.
  • C a construção do conhecimento ocorre primeiro no plano externo e social (com outras pessoas) para depois ocorrer no plano interno e individual
  • D as interações são a base para que o indivíduo consiga compreender (por meio da internalização) as representações mentais de seu grupo social – aprendendo.
  • E tem-se um mecanismo autorregulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.

Ao atingir o nível ______________________, a criança passa a escrever pautando-se na marca da oralidade, considerando que a sílaba será separada em unidades menores. Tem consciência da função social que a escrita traz e que quando se escreve, é para que alguém possa ler. À medida que vão interagindo com a linguagem escrita, vão percebendo que a escrita não é uma representação fiel da fala e aparecem novos problemas de escrita. V/F, T/D, S/Z, J/G, H, O e E final de palavra, a separação das palavras entre outras. Nos primeiros períodos em que a criança apresenta sua escrita alfabética ainda podemos encontrar as seguintes características: - Omissões de letras nas sílabas.


Refere-se a que hipótese da escrita (segundo Emília Ferrero)?

  • A nível pré silábico.
  • B nível silábico.
  • C nível silábico alfabético
  • D nível intermediário II.
  • E nível alfabético.

Carlos é professor do ensino infantil há 10 anos. Procurou um(a) fonoaudiólogo(a) com a queixa de que, nos últimos três anos, tem perdido a voz com frequência ou ficado com voz rouca, sentindo fadiga vocal e dificuldade em manter a intensidade, principalmente no final do dia e no decorrer da semana. Considerando a conduta fonoaudiológica frente a queixa de Carlos, são CORRETAS as afirmações:
l. o(a) fonoaudiólogo(a) deve realizar avaliação vocal, iniciar a terapia e realizar orientações pertinentes a rotina de Carlos. II. o(a) fonoaudiólogo(a) deve investigar o uso da voz além do âmbito profissional e os hábitos da rotina de Carlos. III. o(a) fonoaudiólogo(a) deve encaminhá-lo para avaliação otorrinolaringológica. IV. orientar que Carlos solicite remanejamento para outra função, com menor esforço vocal, para que a terapia fonoaudiológica seja eficaz.

  • A apenas I, II e IV.
  • B apenas II e IV.
  • C apenas I, II e III.
  • D apenas I e IV.

Analise as afirmativas a seguir:


I. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo pode contribuir para a inclusão efetiva dos alunos com necessidades educacionais especiais, promovendo a acessibilidade na comunicação.

II. Os distúrbios de desenvolvimento da fala e da linguagem sempre facilitam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do indivíduo na idade escolar ou adolescência.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.