Questões de Fonoaudiologia Educacional (Fonoaudiologia)

Limpar Busca

Jean Piaget via o crescimento intelectual como um processo de adaptação ao mundo, que poderia ocorrer por meio dos seguintes modos: assimilação e acomodação. Sendo que na Acomodação:

  • A acontece quando a criança não consegue assimilar a informação em um esquema já existente, então ela precisa alterá-lo ou criar um novo esquema.
  • B acontece quando a criança utiliza um esquema já existente para lidar com um novo objeto ou situação. Por exemplo, uma criança de 02 anos vê uma maçã, mas, anteriormente, ela apenas conhecia o que era uma laranja.
  • C a construção do conhecimento ocorre primeiro no plano externo e social (com outras pessoas) para depois ocorrer no plano interno e individual
  • D as interações são a base para que o indivíduo consiga compreender (por meio da internalização) as representações mentais de seu grupo social – aprendendo.
  • E tem-se um mecanismo autorregulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.

Ao atingir o nível ______________________, a criança passa a escrever pautando-se na marca da oralidade, considerando que a sílaba será separada em unidades menores. Tem consciência da função social que a escrita traz e que quando se escreve, é para que alguém possa ler. À medida que vão interagindo com a linguagem escrita, vão percebendo que a escrita não é uma representação fiel da fala e aparecem novos problemas de escrita. V/F, T/D, S/Z, J/G, H, O e E final de palavra, a separação das palavras entre outras. Nos primeiros períodos em que a criança apresenta sua escrita alfabética ainda podemos encontrar as seguintes características: - Omissões de letras nas sílabas.


Refere-se a que hipótese da escrita (segundo Emília Ferrero)?

  • A nível pré silábico.
  • B nível silábico.
  • C nível silábico alfabético
  • D nível intermediário II.
  • E nível alfabético.

Analise as afirmativas a seguir:


I. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo pode contribuir para a inclusão efetiva dos alunos com necessidades educacionais especiais, promovendo a acessibilidade na comunicação.

II. Os distúrbios de desenvolvimento da fala e da linguagem sempre facilitam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do indivíduo na idade escolar ou adolescência.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo pode discutir informações a respeito dos aspectos concernentes à fonoaudiologia que beneficiem o educador e o aluno.

II. A fala é o canal que inviabiliza a expressão da linguagem e não corresponde à realização motora da linguagem.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os distúrbios da comunicação causam impacto direto sobre a vida social da criança e sobre o futuro acadêmico e profissional.

II. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo pode eleger estratégias que favoreçam o trabalho com alunos que apresentam dificuldades de fala.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.