Prova da Prefeitura de Paraíso - Prefeitura de Chopinzinho PR Professor Regente de Classe - AMEOSC (2024) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Analise as afirmativas relacionadas às ideias explicitas e implícitas no texto e identifique a INCORRETA:

  • A A tecnologia está amplamente disponível, por isso, inovar é um processo simples e acessível para qualquer instituição educacional.
  • B Matemática, História e Gramática são disciplinas que sempre foram essenciais e ainda são cruciais para o conhecimento humano.
  • C A adaptabilidade é essencial para que os jovens se tornem agentes ativos e preparados.
  • D A educação formal pode ser complementada por estímulos externos, como atividades extracurriculares, leitura e incentivo a projetos pessoais.

"A revolução tecnológica, impulsionada pela inteligência artificial (IA), está transformando o mercado de trabalho a uma velocidade inédita."
A expressão destacada no trecho acima pode ser substituída, sem perder o sentido, pela apresentada na alternativa:

  • A esmorecida.
  • B enfraquecida.
  • C impelida.
  • D quebrantada.

"As escolas, por sua vez, percebem a necessidade de se adaptar às demandas do futuro".
A regra de regência verbal foi observada no trecho acima, assim como nos apresentados abaixo, EXCETO em:

  • A "Sempre aspirava a uma boa colocação."
  • B "Requeri-lhe minhas férias."
  • C "Ela respondeu aos seguidores."
  • D "O juiz vai proceder o julgamento."

Analise as afirmativas levando em conta a fonologia, a morfologia e a análise sintática dos vocábulos presentes no texto, bem como conceitos adicionais que complementam a análise:

I.O vocábulo destacado em "...eles liderem essa nova era de inovações e descobertas", pertence a mesma classe gramatical que o destacado em "A educação formal pode ser complementada por estímulos externos".
II. Em "Isso não pode ser feito apenas pela escola ", o vocábulo destacado tem função de sujeito.
III. Em "Ao educar nossas crianças e jovens para enfrentar desafios que ainda não podemos prever", o verbo 'prever', conjugado na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito e no futuro do presente do modo indicativo, assume as formas 'previram' e 'preverão', respectivamente.
IV. Em "Como, então, podemos educá-los para esse cenário em constante evolução?", a forma pronominal ' los' tem a mesma função sintática do pronome destacado em "Porém, elas exigirão uma mentalidade flexível, aberta e adaptável às mudanças.
V. A forma 'abobra' (abóbora), é um exemplo que confirma que a vogal em posição postônica interna é suscetível de síncope na pronúncia distensa do português.
VI. Na variedade temporal da língua, do português antigo ao contemporâneo, muitos substantivos passaram a ter gêneros diferentes. O substantivo 'mar', por exemplo, atualmente masculino, já foi usado como feminino, como é evidenciado nas formas 'preamar' e 'baixa-mar'.

Estão corretas:

  • A Apenas II, III e V.
  • B Apenas II, III, V e VI.
  • C Apenas I, IV e V.
  • D Apenas II e III e IV.

O impacto da IA, entretanto, vai além da simples substituição de tarefas repetitivas. Ela está abrindo oportunidades em áreas completamente novas, que exigem habilidades contempladas na BNCC. No entanto, muitas vezes as instituições educacionais não dispõem dos recursos necessários para implementar na prática as habilidades do século XXI, como a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas complexos. Além disso, é crucial que as políticas públicas invistam em infraestrutura adequada e tecnologia acessível, garantindo que todos os estudantes tenham a oportunidade de explorar e integrar a IA em seu aprendizado, contribuindo assim para uma educação mais inclusiva e equitativa. Isso exige uma reflexão urgente sobre o que realmente estamos ensinando aos nossos filhos.
Quanto aos recursos de coesão e coerência, analise a alternativa que apresenta uma informação CORRETA:

  • A Em "Ela está abrindo oportunidades em áreas completamente novas, que exigem habilidades contempladas na BNCC", o pronome 'ela' tem como referente o vocábulo 'habilidades'.
  • B A expressão 'no entanto' em "No entanto, muitas vezes...", pode ser substituída por 'Contudo', sem perder o sentido.
  • C O vocábulo 'isso', destacado no trecho, foi utilizado como uma estratégia linguística catafórica para se referir a 'reflexão urgente'.
  • D O vocábulo 'além disso' é um elemento de coesão sequencial que pode ser substituído por 'muito embora', sem perder o sentido.