Prova da Prefeitura de Iporã do Oeste - Profissional de Apoio - AMEOSC (2025) - Questões Comentadas

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A inclusão escolar requer a adoção de estratégias, práticas e recursos que eliminem barreiras à aprendizagem e à participação, respeitando as necessidades específicas de cada estudante. Nesse contexto, as tecnologias assistivas e os recursos de acessibilidade desempenham um papel fundamental para promover a autonomia, a comunicação, o acesso ao currículo e a plena participação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. O conceito de tecnologia assistiva abrange uma ampla gama de produtos, serviços, metodologias e adaptações, desde recursos simples até tecnologias mais avançadas, que contribuem para garantir o direito à educação inclusiva. Considerando o uso de tecnologias assistivas e práticas de acessibilidade em ambientes escolares inclusivos, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A Pranchas de comunicação simbólica e dispositivos de comunicação alternativa favorecem a expressão de alunos que não desenvolvem fala, sendo exemplos de tecnologia assistiva.
  • B Libras (Língua Brasileira de Sinais) é considerada um recurso de acessibilidade comunicacional indispensável para a inclusão de alunos com surdez, podendo envolver intérpretes ou professores bilíngues em sala.
  • C O uso de uma lupa eletrônica ou ampliação de fontes em materiais impressos para um aluno com baixa visão não é classificado como tecnologia assistiva, por se tratar apenas de uma adaptação simples.
  • D Softwares leitores de tela e sintetizadores de voz permitem que alunos com deficiência visual acessem conteúdos em computadores e tablets, configurando-se como ferramentas de tecnologia assistiva.

As Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) configuram um dos campos mais complexos da Educação Especial e da Psicologia do Desenvolvimento, exigindo abordagem multidimensional, crítica e contínua. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.(__)Sob a perspectiva técnica, as altas habilidades/superdotação são compreendidas como desempenho significativamente superior à média dos pares em uma ou mais áreas do conhecimento humano, podendo se manifestar em domínios acadêmicos, criativos, artísticos, psicomotores ou socioemocionais.
2.(__)Uma vez identificado o estudante com AH/SD, é fundamental construir um plano de acompanhamento baseado na flexibilização curricular, no enriquecimento educacional e no apoio socioemocional constante.
3.(__)A identificação de AH/SD se baseia exclusivamente em testes de QI ou em desempenho acadêmico.

A sequência CORRETA é:

  • A 1.V, 2.F, 3.V.
  • B 1.F, 2.V, 3.F.
  • C 1.V, 2.V, 3.F.
  • D 1.F, 2.V, 3.V.

A privacidade e o sigilo das informações dos estudantes constituem princípios fundamentais para a construção de uma escola ética, segura e respeitosa. Acerca desse assunto, julgue as frases abaixo.

I.A proteção de dados sensíveis, históricos escolares, condições de saúde, avaliações pedagógicas e situações familiares deve ser tratada como direito inviolável, ancorado em dispositivos legais nacionais e em normas internacionais de direitos da criança e do adolescente.
II.A Constituição Federal garante a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas, assegurando o direito à indenização por danos materiais ou morais decorrentes de sua violação.
III.A Lei nº 8.069/1990 − Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante a proteção integral da criança e do adolescente, o que inclui o respeito à sua imagem, identidade, espaço privado, segredos e intimidade. O art. 17 estabelece que o direito à liberdade inclui respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).

  • A Apenas II e III.
  • B Apenas I e III.
  • C Apenas III.
  • D I, II e III.

A educação inclusiva no Brasil é fundamentada em princípios de equidade, respeito à diversidade e garantia de direitos humanos, sendo respaldada por um conjunto de legislações nacionais e internacionais que asseguram o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem de todos os estudantes, independentemente de suas condições. Entre os principais marcos legais que norteiam a educação inclusiva no país, destacam-se a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996), a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146/2015). Considerando os fundamentos jurídicos e conceituais da educação inclusiva no Brasil, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que está correta:

  • A A Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) garante o direito a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis de ensino e proíbe a cobrança de taxas adicionais de qualquer natureza nas mensalidades escolares de alunos com deficiência em razão de adaptações ou serviços de apoio.
  • B Escolas privadas podem recusar a matrícula de um aluno com deficiência caso não possuam infraestrutura adequada, desde que apresentem justificativa formal.
  • C Estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) não estão contemplados pelas leis de inclusão educacional vigentes no Brasil.
  • D A Política Nacional de Educação Especial determina que alunos com deficiência sejam atendidos preferencialmente em classes ou escolas especiais separadas, fora do ensino regular.

Considere a seguinte situação:

Uma escola pública decidiu reformular seus espaços e práticas pedagógicas para garantir o acesso e a participação plena de todos os estudantes, independentemente de suas características físicas, sensoriais ou cognitivas. Para isso, buscou integrar soluções arquitetônicas, comunicacionais, tecnológicas e metodológicas que beneficiassem a coletividade, e não apenas aqueles com deficiência. A abordagem adotada pela escola está alinhada a qual conceito central da acessibilidade na perspectiva da inclusão?

  • A Atendimento Educacional Especializado.
  • B Desenho universal.
  • C Tecnologia assistida.
  • D Currículo funcional.