Prova da Prefeitura de Anchieta - Professor - AMEOSC (2024) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Conforme a Lei n° 9.394/96, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, a incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola fica a cargo:

  • A dos estabelecimentos de ensino.
  • B dos municípios.
  • C do Estado.
  • D da União.

O processo de síntese de proteínas denomina-se tradução e dele participam o RNAm, o RNAt e o RNAr. Toda a molécula de RNAm dos eucariontes apresenta um códon de iniciação que é sempre o mesmo, identifique-o e marque a alternativa CORRETA.

  • A AUG − metionina.
  • B UGA − serina.
  • C AGU − isoleucina.
  • D UAA − valina.

A estequiometria refere-se ao cálculo das quantidades das substâncias envolvidas numa reação química. Sabendo que a fórmula molecular do metano é CH 4 e que as massas atômicas do carbono e do hidrogênio são, respectivamente, 12 e 1. Qual deverá ser a porcentagem de carbono (C) e de hidrogênio (H) nessa fórmula? Assinale a alternativa CORRETA.

  • A C = 25%, H = 75%.
  • B C = 65%, H = 35%.
  • C C = 75%, H = 25%.
  • D C = 50%, H = 50%.

Luckesi (2011) afirmava que a avaliação deve ser o instrumento dialético do avanço da aprendizagem. Dessa forma, a avaliação formativa deverá apresentar algumas características, dentre elas, identifique e marque a opção CORRETA.

  • A Busca classificar e selecionar os estudantes, impulsionando a aprendizagem deles.
  • B Não deve ser promotora da melhoria do ensino.
  • C Deverá levar em conta seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais.
  • D Deverá ser estática.

Piaget traz uma lógica interacionista de desenvolvimento, onde coloca as características cognitivo-afetivas e de socialização dependentes de uma construção e não de uma programação biológica previsível. Portanto, diante do preconizado por Piaget, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A aquisição de um novo conhecimento não implica uma reorganização de estruturas mentais já existentes.
  • B O processo de desenvolvimento não envolve interpretação da realidade, mas a reconstrução desta.
  • C Cada estágio é marcado pela aparição de estruturas mentais originais e distintas, que não estão inter-relacionadas com as anteriores.
  • D Para compreender a nova informação é necessário revisão de conceitos, comparação e reestruturação dos sentidos já adquiridos para obter novo conhecimento.