Questões de Ensino de Ciências (Ciências)

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Uma abordagem interdisciplinar caracteriza-se por estimular professores e estudantes a dialogar entre si, de forma a produzir um saber integrado, estabelecendo relações entre os conteúdos estudados nos componentes curriculares ou veiculados por outras fontes de informação.
Fonte: Hartmann e Zimmermann (2007).

Sobre a interdisciplinaridade entre Ciências Naturais e Ciências Exatas, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

(__)A perspectiva interdisciplinar da compreensão conota as áreas das Ciências da Natureza e das Ciências Exatas como cientificamente desconectadas em seus princípios fenomenológicos naturais.
(__)É capaz de construir pontes conceituais de forma conjunta e harmônica sobre as barreiras entre os saberes disciplinares culturalmente arquitetados.
(__)A abordagem interdisciplinar em trabalho colaborativo de áreas distintas proporciona integração entre saberes e compreensão global do conhecimento.
Fonte: DA COSTA, Adriana da Silva; TROMBETTA, Fernanda; RIBEIRO, Marcus Eduardo Maciel. Percepções sobre a interdisciplinaridade: tempestade de luz a partir de investigação em cursos de Licenciatura em Ciências Exatas e Ciências da Natureza no RS. Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química, n. 42, 2023.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.

  • A F, V, F.
  • B F, V, V.
  • C V, F, V.
  • D V, V, F.

O ensino de Ciências deve articular os conhecimentos sobre ecossistemas com os desafios ambientais contemporâneos. Um desses desafios é a perda de biodiversidade causada por desequilíbrios ecológicos. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo direto de desequilíbrio ambiental antrópico com impacto significativo na biodiversidade.

  • A A predação natural entre espécies endêmicas.
  • B A sucessão ecológica em uma área abandonada.
  • C O desmatamento em larga escala para expansão agrícola.
  • D O aumento da biomassa em áreas preservadas.

Os movimentos de rotação e translação da Terra impactam fenômenos como dia e noite, estações do ano e variações de temperatura. Ao tratar do tema no Ensino Fundamental, a estratégia que amplifica a compreensão dos alunos é:

  • A Apresentar exclusivamente tabelas teóricas sobre inclinação e órbitas.
  • B Promover simulações com objetos esféricos e lanternas em sala de aula, incentivando a relação com fatos cotidianos, como a variação do pôr do sol.
  • C Usar textos científicos complexos sem contextualizar a linguagem ou mostrar exemplos concretos.
  • D Evitar experimentos, para que o conteúdo permaneça abstrato, estimulando a memorização mecânica.

Julgue o próximo item, considerando que, ao tornar temas mais acessíveis, compreensíveis e relevantes para a sociedade, as atividades de popularização da ciência, comunicação e divulgação científica funcionam de forma interligada com o objetivo de ampliar o acesso do público às informações.


O interesse inicial pela divulgação científica no Brasil estava voltado às aplicações práticas da ciência.

  • Certo
  • Errado

Julgue o próximo item, considerando que, ao tornar temas mais acessíveis, compreensíveis e relevantes para a sociedade, as atividades de popularização da ciência, comunicação e divulgação científica funcionam de forma interligada com o objetivo de ampliar o acesso do público às informações.


No início, a divulgação científica era feita principalmente por homens e mulheres ligados à ciência, como professores, engenheiros e médicos.

  • Certo
  • Errado