Prova do Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras) - Advogado - CESGRANRIO (2011) - Questões Comentadas

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O Texto I pode ser lido como um jogo de oposições. A única oposição que NÃO aparece na matéria é

  • A passado / presente
  • B otimismo / pessimismo
  • C tradição / modernidade
  • D rapidez / lentidão
  • E envolvimento / passividade

A escolha do título de um texto nunca é aleatória. O emprego da palavra repique no título do Texto I revela a intenção de

  • A valorizar um dos instrumentos mais populares da bateria.
  • B criar uma identidade com o universo linguístico do samba
  • C apontar uma relação entre a natureza da palavra e o seu sentido.
  • D evidenciar o contraste entre os tempos de outrora e o da atualidade.
  • E reconhecer a importância da empolgação dos componentes da escola de samba.

A última fala do texto, de Marcelo de Mello, poderia ser introduzida por um conectivo, que preencheria a frase abaixo. A repetição das mesmas palavras indica um empobrecimento das letras __________ o visual ganhou um peso grande. A respeito do emprego desse conectivo, analise as afirmações a seguir. I - O conectivo adequado seria porque, uma vez que estabelece uma relação de causa. II - O conectivo adequado seria por que, uma vez que se reconhecem aqui duas palavras. III - O conectivo levaria acento, porquê, já que pode ser substituído pelo termo “o motivo", ou “a razão". É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.

“Essa também será a incidência de 'vida' e 'amor' (dez vezes cada uma)." (L. 7-8) O substantivo incidência vem do verbo incidir. Dos verbos a seguir, o único que segue esse mesmo paradigma é

  • A abranger
  • B devolver
  • C incinerar
  • D perceber
  • E iludir

Na última fala do Texto II, a forma verbal vingar está com o sentido de “ter bom êxito", “dar certo". (L. 35) Em qual das frases abaixo o verbo em negrito apresenta a mesma regência de vingar?

  • A “A menção a camelôs e usuários do transporte público ressuscitou velhos preconceitos de classe," (L. 9-11)
  • B “– Não me consta que já houvesse um 'diferenciado' negativamente marcado." (L. 18-19)
  • C “Não tenho nenhum conhecimento de existência desse 'clichê'." (L. 19-20)
  • DParece-me que a origem, aí, foi absolutamente episódica," (L. 20-21)
  • E “[...] aquelas coisas que vêm entre aspas, de brincadeira –" (L. 35-36)