Prova do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE Prev) - Analista Jurídico - Instituto AOCP (2022) - Questões Comentadas

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Considerando o conteúdo do texto em análise, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A Segundo a autora, pode parecer paradoxal que a palavra positividade – que tem teor otimista – seja qualificada como “tóxica”, termo de valor negativo.
  • B De acordo com o texto, “positividade tóxica” e “positivismo extremo” são expressões equivalentes, no que tange ao sentido.
  • C Pareceres de psicólogos e demais especialistas citados no texto, em unanimidade, advertem para a importância de que não se silenciem as emoções negativas.
  • D Para a psicopedagoga, Teresa Gutiérrez, verifica-se um crescimento do positivismo prejudicial na atualidade, sobretudo, devido às dificuldades que se têm enfrentado em razão do flagelo da Covid-19.
  • E As expressões “É desonesto em relação a quem somos”, “paleta de cores emocionais” e "copo meio cheio”, destacadas no texto, foram empregadas em sentido conotativo, figurado.
Em “Quando ignoramos nossas emoções negativas, nosso corpo aumenta o volume para chamar nossa atenção para esse problema. (...)”, a vírgula foi empregada pelo mesmo motivo que em
  • A “Pode parecer contraditório, mas a positividade pode ser tóxica.”.
  • B “‘Qualquer tentativa de escapar do negativo — evitá-lo, sufocá-lo ou silenciá-lo — falha.’”.
  • C “O psicólogo da saúde Antonio Rodellar, especialista em transtornos de ansiedade e hipnose clínica, prefere falar em ‘emoções desreguladas’ do que ‘negativas’”.
  • D “‘Se houvesse mais honestidade sobre as vulnerabilidades, nos sentiríamos mais livres para experimentar todos os tipos de emoções.’”.
  • E “(...) o que devemos lembrar é que ‘todas as nossas emoções são autênticas e reais, e todas elas são válidas’”.
A função da linguagem predominante no texto é
  • A referencial, visto que se propõe a informar o leitor a respeito da positividade tóxica e seus efeitos na vida das pessoas, sobretudo, mediante pareceres de especialistas.
  • B emotiva, pois a autora expressa sua visão, ainda que de modo sutil, acerca da severidade do problema exposto, em especial, no que tange à saúde mental.
  • C conativa, já que procura persuadir os leitores quanto à gravidade dos efeitos do positivismo extremo com relação à saúde física e mental da população.
  • D fática, por centrar-se na comunicação entre autor e leitor, principal interessado em termos de conhecimento sobre o tema “positividade tóxica ou positivismo extremo”.
  • E metalinguística, uma vez que evidencia o uso de uma linguagem científica ao apresentar diversos posicionamentos técnicos para tratar do assunto “positividade tóxica”.

No trecho “(...) ‘Se não houver frustração e fracasso, não aprendemos a desenvolver em nossas vidas’, disse ele à BBC Mundo.”, o acento grave, indicativo de crase, foi utilizado devido 

  • A ao emprego do verbo “dizer”, que sempre ocasiona a ocorrência de crase ao ser utilizado, uma vez que “quem diz diz algo a alguém.”.
  • B à expressão “à BBC Mundo” corresponder a uma locução adverbial de lugar formada por palavra feminina.
  • C à fusão da preposição “a”, que rege o verbo “dizer”, com o artigo “a”, que acompanha a locução feminina “BBC Mundo”, correspondente ao nome de uma corporação.
  • D ao encontro de duas preposições “a”: o “a” que o verbo “dizer” exige, e o “a” que acompanha a expressão “BBC Mundo”, nome de uma corporação de rádio e TV.
  • E à locução “à BBC Mundo” ter função de objeto indireto, complemento verbal que exige preposição e, por sua vez, a ocorrência de crase.
Leia o excerto que segue e analise as respectivas reescritas propostas para ele. (Atente-se às alterações destacadas, comparando-as com o excerto original). 

“O problema é quando não as queremos sentir porque nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima”.

I. “O problema é se não queremos senti-las porque nos tornamos mais dóceis perante uma ‘onda’ que se aproxima”.
II. “O problema é no momento em que não as queremos sentir por tornarmo-nos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima”.
III. “O problema é quando não queremos as sentir porque nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que aproxima-se”.
IV. “O problema é quando não as queremos sentir na medida em que nos tornamos mais dóceis perante uma 'onda' que aproxima-se”.
V. “O problema é quando não as queremos sentir uma vez que tornamo-nos mais dóceis perante uma 'onda' que se aproxima”.

O sentido e a correção gramatical do excerto foram devidamente mantidos apenas em
  • A I.
  • B II.
  • C V.
  • D II e IV.
  • E III e V.