Prova do Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Professor - VUNESP (2022) - Questões Comentadas

Limpar Busca

De acordo com o texto, é possível afirmar que

  • A quando tratamos os animais de estimação como se fossem crianças, tendemos a cuidar melhor deles.
  • B aqueles que conseguem amar pessoas diferentes de si apresentam maior capacidade de empatia e afeição.
  • C é mais simples amar pessoas do que animais de estimação, pois estes podem ser muito agressivos.
  • D o modo como alguém se relaciona com seus animais de estimação pode revelar o modo como ama as pessoas.
  • E diferentemente do amor que nutrimos por animais de estimação, o amor pelos filhos tende a ser narcisista.

Assinale a alternativa cujo trecho reescrito está de acordo com a norma-padrão de pontuação e crase.

  • A Contudo, esse é um amor, de baixa qualidade e de grande aptidão à se dispersar...
  • B Em relação à animais de estimação, cada um, revive a forma de amar e ser amado...
  • C E, muitas vezes, essa confusão se infiltra e causa prejuízos à vida dos casais.
  • D Nossa relação, com os animais repete, de maneira invertida, os cuidados ofertados à nós...
  • E Daí a importância de amar, o outro, dando à ele, algum espaço, para à realidade de ser um estranho...

No trecho − Estamos sempre em contato com nossos sentimentos... −, a expressão em destaque tem a mesma função sintática do que se destacou em:

  • A ...não conheço os seus, exceto pelo que você me conta sobre eles.
  • B Tendemos a confundi-los ...
  • C ...falando em sentido estrito, são conhecidos apenas por aqueles que os possuem.
  • D ...nossas emoções e nossos sentimentos não são a mesma coisa.
  • E ...quando a pessoa que experimenta essas mudanças toma consciência delas...

Assinale a alternativa em que os trechos − Conheço meus sentimentos... – e – ...que movem o comportamento. – foram reescritos de acordo com a norma-padrão de colocação pronominal.

  • A Conheço-lhes ... que o movem.
  • B Lhes conheço ... que movem-no.
  • C Conheço-os ... que lhe movem.
  • D Conheço-os ... que o movem.
  • E Os conheço ... que movem-no.

Passando-se as formas verbais em destaque nos versos − no livro que lês / Quando fechas o livro, eles alçam voo – para a primeira pessoa do plural, tem-se, respectivamente:

  • A líamos e fechamos.
  • B lermos e fecharmos.
  • C lemos e fecham.
  • D líamos e fecharem.
  • E lemos e fechamos.