Questões de Uso do ponto, do ponto de exclamação e do ponto de interrogação (Português)

Limpar Busca
No texto “A lista”, o autor se utiliza do ponto de interrogação para:
  • A Exclamar sobre o passado e a vida
  • B Exclamar sobre o tempo, os sonhos e os amores do passado
  • C Perguntar sobre a juventude do leitor
  • D Fazer perguntas como forma de levar o leitor a reflexão.

Com base na interpretação da tirinha, assinale a resposta incorreta.

  • A A conjunção “mas”, presente no terceiro quadrinho, é uma conjunção adversativa.
  • B A palavra “pedagógica" é uma proparoxítona, pois possui a antepenúltima sílaba tônica.
  • C Há o uso do ponto de exclamação após a interjeição “ei” na fala do diretor da escola.
  • D O termo “classe” está sendo usado no sentido figurado, pois se refere aos alunos, quando seu sentido literal é o ambiente escolar.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.


No texto, “Quem não se lembra do misterioso assassinato no Museu do Louvre que dá largada à maratona do professor de simbologia Robert Langdon em O Código Da Vinci; ou, ainda, da bela ex-primeira-dama Carla Bruni bancando a guia turística na comédia romântica de Woody Allen Meia-noite em Paris? Prepare a pipoca e viaje por esses filmes que contemplam diversos recantos da Cidade Luz imortalizados nas telonas.”

Fonte: Revista Viaje Mais, dezembro de 2019, p. 71. Adaptado.


O uso da interrogativa no texto possui a seguinte função:

  • A Dirigir-se apenas àqueles que assistiram aos filmes citados.
  • B Interpelar o leitor, utilizando-se de uma estratégia de persuasão.
  • C Lembrar a todos os leitores da importância dos filmes clássicos.
  • D Estimular a memória dos leitores que não são amantes do cinema.
  • E Permitir aos leitores que não conhecem Paris verem-na em filmes.

Considerando o texto e seus aspectos linguísticos, julgue o item.


Estaria mantida a correção gramatical do texto caso a vírgula empregada após o termo “urbano” (linha 14) fosse substituída por ponto final, feito o devido ajuste de minúscula/maiúscula na letra inicial do vocábulo que introduz o novo período.

  • Certo
  • Errado

Nos versos: “Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou? “/ “Ser o que penso?” /Mas penso ser tanta coisa!”, o emprego insistente do ponto de interrogação e do ponto de exclamação criam um efeito de sentido. Nesse contexto, esses pontos foram usados para

  • A enfatizar a dúvida e a subjetividade do eu lírico.
  • B fazer indagações e reforçar a exclamação do eu lírico.
  • C perguntar e exclamar ao mesmo tempo que o eu lírico expõe sua incerteza.
  • D induzir o leitor a perceber que as interrogações de ordem direta levam ao sentimentalismo do eu lírico.