Prova da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) - Assistente de Defensoria Pública - FCC (2019) - Questões Comentadas

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No primeiro parágrafo defende-se a tese de que a leitura de textos literários, na escola,

  • A deve ser vista como o cumprimento de uma atividade aborrecida mas necessária.
  • B acaba sendo uma prova de que muitos jovens só encontram sentido no que fazem sob coação.
  • C pode converter-se numa experiência prazerosa, ainda quando seja uma tarefa compulsória.
  • D redunda em alto grau de satisfação quando os alunos participam da escolha dos autores.
  • E revela-nos nosso destino, que é o de virmos a apreciar as coisas que os outros já apreciam.

Pode-se resumir assim a convicção central exposta no segundo parágrafo:

  • A Para que a leitura de um texto literário seja prazerosa, deve concorrer uma positiva articulação de variáveis.
  • B Caso não se saiba distinguir entre um bom e um mau autor, deve-se ouvir a opinião de certos leitores.
  • C Como não existe o certo e o errado no campo das artes, todo texto literário deve ser visto como um texto estimulante.
  • D A variação do gosto dos leitores é tamanha que se torna impossível julgar a qualidade de um texto literário.
  • E Só podemos apreciar o valor de uma obra literária quando valorizamos igualmente o que é certo e o que é errado.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • A e lá se vai, se assim for (1º parágrafo) = é o que nos resta, ainda assim.
  • B Toda a questão está em (2º parágrafo) = O menor dos problemas consiste em.
  • C somos capazes de incorporar (2º parágrafo) = habilitamo-nos a exteriorizar.
  • D contando com não mais que (3º parágrafo) = dispondo-se a evitar o que.
  • E por conta de certos motivos (3º parágrafo) = em virtude de determinadas razões.

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • A O autor do texto não hesitou entre mostrar que sua participação como leitor de literatura não deixou de ser complascente.
  • B Ainda que hajam muitos leitores controversos à literatura, outros tantos sabem apreciar-lhe e interessar-se por ela.
  • C Os menos interessados em literatura podem, à certa altura, se deixar atraídos por ela, uma vez que se encontre motivos para tanto.
  • D Ainda que obrigados à leitura, na escola, é provável que encontremos nesse encargo um prazer tão verdadeiro como inesperado.
  • E Segundo o autor, as criaturas humanas podem discriminar entre obrigações um prazer cujo não se incutiria nas mesmas.

Na forma sublinhada o verbo encontra-se na voz passiva e atende plenamente às normas de concordância em:

  • A Não se julgue maus leitores aqueles que têm dificuldades naturais na leitura de um texto.
  • B Encontram-se nessa biblioteca bons textos, para todos os gostos.
  • C Eles têm confiado no meu gosto, quando me pedem indicação de livros.
  • D Foi lido muito às pressas, e com má vontade, a maioria dos livros indicados.
  • E Não se sabem ao certo quantos alunos se disporão a ler esse livro.