Prova do Companhia Águas de Joinville - SC (Companhia Águas de Joinville) - Advogado - FEPESE (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Quanto à tipologia e ao gênero, o texto 1 caracteriza-se como:

  • A Narrativa • crônica
  • B Injuntiva • monografia
  • C Descrição • reportagem
  • D Dissertação expositiva • artigo científico
  • E Dissertação argumentativa • resenha

Em relação ao texto 1, é correto o que se afirma em:

  • A Em regiões nas quais há escassez de dados, a estimativa de recarga natural de água pode ser feita com base nas precipitações e suas relações com as variáveis do balanço hídrico.
  • B Para estimativas das variáveis do balanço hídrico, é suficiente considerar os níveis diários e mensais de precipitação pluvial, independentemente do relevo topográfico.
  • C As saídas definidas por processos de evapotranspiração e escoamento são, em geral, desconsideradas na contabilidade dos níveis das bacias hidrográficas, para as quais a contribuição mais relevante advém do armazenamento de águas no solo.
  • D A quantificação dos componentes pluviométricos acumulados mensalmente são suficientes para avaliar a média da recarga de volumes das bacias hidrográficas.
  • E Um estudo desenvolvido pelo New Jersey Geological Survey, que foi descrito individualmente por Charles em 1993, revela que a água infiltrada no solo pouco contribui para a correção dos indicadores hidrográficos.

Os dois períodos abaixo retratam situações diversas. Combine-os com as afirmativas que seguem.

Coluna 1 Períodos

1. Não soubemos das campanhas de vacinação que não foram comunicadas pela imprensa.
2. Não soubemos das campanhas de vacinação, que não foram anunciadas pela imprensa. 

Coluna 2 Afirmativas

( ) A imprensa não anunciou todas as campanhas de vacinação. ( ) Nenhuma campanha de vacinação foi anunciada pela imprensa. ( ) Apenas algumas campanhas de vacinação foram anunciadas pela imprensa. ( ) Tivemos conhecimento de algumas campanhas de vacinação, de outras não.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A 1 • 1 • 2 • 1
  • B 1 • 2 • 1 • 1
  • C 1 • 2 • 1 • 2
  • D 2 • 1 • 2 • 1
  • E 2 • 1 • 2 • 2

Assinale a alternativa correta em relação às frases retiradas do texto 2.

  • A Em “Essa resolução descreve os limites permitidos de certas propriedades físicas e químicas do efluente, como pH e demanda química de oxigênio (DQO)”, o termo sublinhado pode ser substituído por “a Resolução CONAMA nº 430/2011”.
  • B Na frase “Além disso, Silva et al. (2015) afirmam que a combinação desses dois tipos de métodos possibilita um sistema mais compacto […]”, o termo sublinhado é uma conjunção subordinativa condicional.
  • C O período “Em contrapartida, o aumento das ações fabris cresce juntamente com o da consciência pública em se estabelecer parâmetros para o lançamento de efluentes em meios naturais, bem como fomenta o estudo de técnicas e métodos que garantam o cumprimento desses parâmetros” apresenta uma crítica ao que foi afirmado na frase anterior.
  • D Em “Para o aeróbio, os autores configuraram como sendo um método com alta eficiência de remoção de nutrientes do efluente, bem como sendo um processo mais rápido e menos sensível, permitindo estabelecer condições de processo menos rigorosas”, os dois termos sublinhados têm funções sintáticas distintas.
  • E Na frase “Segundo Aziz et al. (2019), esses dois tipos de tratamentos biológicos possuem suas vantagens e aplicações distintas”, ocorre a abreviatura da expressão latina “et alteris”, que significa “e outros”.

Analise a frase abaixo:

Sofro muito ............. tua mudança repentina, porque não me considero apto ............. nova situação, nem sou imune ............. choques inesperados. Confesso-te que obedeço ............. regulamentos definidos pelo Conselho curador e não preciso ............. que me apontem outras alternativas.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A com • a • à • aos • a
  • B com • à • a • aos • de
  • C com • à • à • a • a
  • D para • à • a • à • com
  • E sobre • à • à • aos • em