“Dentre os recursos possíveis, as linguagens expressivas permitem-nos adentrar o universo infantil: o desenho, as artes plásticas em todas suas formas, a brincadeira, a expressão musical, a expressão verbal, a expressão corporal, o gesto, o movimento, as atitudes e posturas, as reações emocionais, o conteúdo onírico, enfim, a ludicidade permeando toda e qualquer atividade; elas são, ao mesmo tempo, meios e conteúdos para iniciar nossas indagações. (...) Dentro ou fora dos currículos escolares; dentro ou fora do ensino formal; no cotidiano familiar; na comunidade. Enfim, em qualquer lugar e a todo momento, as crianças falam das mais diversas formas. Ouvi-las depende, não de oportunidades ou tempos específicos, mas de vontade e abertura interior de cada adulto.”
FRIEDMANN, A. A vez e a voz das crianças. São Paulo: Panda Books, 2020, p. 156.
A partir do excerto selecionado, qual alternativa descreve adequadamente as ações que os educadores devem empreender no espaço escolar?
- A Controlar as interações espontâneas, desenvolver a autonomia individual e restringir atividades coletivas.
- B Organizar ambientes que favoreçam estímulos, permitir que as crianças interajam livremente, observar e documentar suas expressões e diálogos.
- C Favorecer a interação adulto-criança, promover atividades predominantemente dirigidas e estimular a estruturação do aprendizado em atividades individuais.
- D Observar a expressão das crianças, estabelecer regras que favoreçam uma interação homogênea, evitar que se envolvam em conflitos.
- E Priorizar a oralidade e outras formas de expressão verbal, registrar a comunicação entre as crianças e relacionar a escuta atenta aos objetivos pedagógicos.