Questões comentadas de Concursos da Universidade de São Paulo (USP)

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“Dentre os recursos possíveis, as linguagens expressivas permitem-nos adentrar o universo infantil: o desenho, as artes plásticas em todas suas formas, a brincadeira, a expressão musical, a expressão verbal, a expressão corporal, o gesto, o movimento, as atitudes e posturas, as reações emocionais, o conteúdo onírico, enfim, a ludicidade permeando toda e qualquer atividade; elas são, ao mesmo tempo, meios e conteúdos para iniciar nossas indagações. (...) Dentro ou fora dos currículos escolares; dentro ou fora do ensino formal; no cotidiano familiar; na comunidade. Enfim, em qualquer lugar e a todo momento, as crianças falam das mais diversas formas. Ouvi-las depende, não de oportunidades ou tempos específicos, mas de vontade e abertura interior de cada adulto.”

FRIEDMANN, A. A vez e a voz das crianças. São Paulo: Panda Books, 2020, p. 156.

A partir do excerto selecionado, qual alternativa descreve adequadamente as ações que os educadores devem empreender no espaço escolar?

  • A Controlar as interações espontâneas, desenvolver a autonomia individual e restringir atividades coletivas.
  • B Organizar ambientes que favoreçam estímulos, permitir que as crianças interajam livremente, observar e documentar suas expressões e diálogos.
  • C Favorecer a interação adulto-criança, promover atividades predominantemente dirigidas e estimular a estruturação do aprendizado em atividades individuais.
  • D Observar a expressão das crianças, estabelecer regras que favoreçam uma interação homogênea, evitar que se envolvam em conflitos.
  • E Priorizar a oralidade e outras formas de expressão verbal, registrar a comunicação entre as crianças e relacionar a escuta atenta aos objetivos pedagógicos.

“Na visão linear, supõe-se que a criança deva passar por um período preparatório na infância antes de poder evoluir para um adulto socialmente competente. Nessa perspectiva, o período da infância consiste em um conjunto de estágios de desenvolvimento em que habilidades cognitivas, emoções e conhecimentos são adquiridos na preparação para a vida adulta.”

CORSARO, W. A. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 36.

De maneira diferente, a reprodução interpretativa defendida por William Corsaro apresenta a infância como

  • A período de transição em que as crianças assimilam passivamente os valores sociais impostos pelos adultos.
  • B processo de interações sociais dinâmicas, pelo qual as crianças reinterpretam práticas e normas sociais.
  • C conceito universal e homogêneo, com traços comuns que independem das sociedades e contextos históricos.
  • D processo de internalização dos valores do mundo adulto, sem interferência ativa das crianças no processo.
  • E consolidação do ingresso na sociedade pela compreensão das regras sociais aprendidas no espaço escolar.

Tanto a Constituição Federal de 1988 quanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) estabelecem que a educação é um dos direitos fundamentais e deve ser assegurado com igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, além de ter, como base, o princípio da gestão democrática. Tendo em vista estes dois importantes marcos legais, é correto afirmar:

  • A O ensino deve ser padronizado, para minimizar as diferenças culturais e sociais, garantindo assim que todas as crianças recebam a mesma formação escolar.
  • B A educação deve promover abordagens que valorizem diferentes culturas, saberes e realidades sociais, tendo em vista as especificidades da comunidade.
  • C A diversidade cultural deve ser considerada apenas em atividades extraclasse para não comprometer o ensino e o planejamento curricular.
  • D O direito à educação na Educação Infantil está condicionado à comprovação de necessidade socioeconômica e disponibilidade de vagas em creches e escolas públicas.
  • E As famílias são responsáveis pelos aspectos culturais e religiosos da educação infantil enquanto as escolas devem cuidar do desenvolvimento motor e cognitivo.

Segundo Aldo Fortunati (2009, p. 60), “o desenvolvimento das novas ideias atuais sobre o valor do contexto como elemento fundamental – e não meramente de apoio – no projeto de um serviço educacional é consequência de dois fatores principais: – a progressiva renovação das consciências sobre as potencialidades efetivas das crianças no plano social e da aprendizagem; – a profunda reinterpretação do papel do adulto no processo educacional”.

Assinale a alternativa que indica, corretamente, o papel da família na relação com a escola.

  • A A escola cumpre o papel central na formação infantil, contando com o suporte emocional da família, que deve garantir a frequência da criança ao ambiente escolar.
  • B A relação deve ser complementar, dinâmica e dialogada, com espaços de participação das famílias na gestão educacional.
  • C O ambiente escolar deve ser o mais acolhedor possível para minimizar a interferência emocional dos pais no desenvolvimento infantil.
  • D As práticas pedagógicas escolares não devem interferir nos valores e crenças familiares e as famílias não devem interferir nas práticas pedagógicas.
  • E A relação deve ser baseada em encontros formais e planejados, reduzindo a necessidade de uma participação constante dos pais na vida escolar das crianças.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a brincadeira na Educação Infantil deve ser considerada

  • A direito fundamental para o desenvolvimento da criança, assegurado pelo Estado, pela sociedade e pela família, independentemente de sua condição social.
  • B direito cuja efetivação depende das condições institucionais e dos recursos disponíveis, podendo ser adaptado conforme a realidade de cada creche ou escola.
  • C atividade importante, desde que em equilíbrio com as demais atividades estruturadas de ensino, principalmente de alfabetização e matemática.
  • D estratégia pedagógica que visa à aquisição de habilidades cognitivas e sociais, em conjunto com o desenvolvimento das disciplinas escolares.
  • E ação socializadora com função de adaptação ao ambiente escolar, voltada para o desenvolvimento de normas de convivência e a redução de conflitos.