“Na visão linear, supõe-se que a criança deva passar por um período preparatório na infância antes de poder evoluir para um adulto socialmente competente. Nessa perspectiva, o período da infância consiste em um conjunto de estágios de desenvolvimento em que habilidades cognitivas, emoções e conhecimentos são adquiridos na preparação para a vida adulta.”
CORSARO, W. A. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 36.
De maneira diferente, a reprodução interpretativa defendida por William Corsaro apresenta a infância como
- A período de transição em que as crianças assimilam passivamente os valores sociais impostos pelos adultos.
- B processo de interações sociais dinâmicas, pelo qual as crianças reinterpretam práticas e normas sociais.
- C conceito universal e homogêneo, com traços comuns que independem das sociedades e contextos históricos.
- D processo de internalização dos valores do mundo adulto, sem interferência ativa das crianças no processo.
- E consolidação do ingresso na sociedade pela compreensão das regras sociais aprendidas no espaço escolar.