Questões de Concursos do Instituto Federal Catarinense (IFC-SC)

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Um aluno dividiu um certo líquido de volume 4¹º ml em frascos com capacidade de 2¹⁰ ml. Sabendo-se que cada frasco custou R$ 2,00, então, o valor gasto por ele foi de:

  • A R$ 4.040,00
  • B R$ 3.664,00
  • C R$ 1.024,00
  • D R$ 4,00
  • E R$ 2.048,00

Em 2019, a morte de Leonardo da Vinci completa 500 anos. Leia abaixo o texto sobre este homem que viveu no período histórico conhecido com Renascimento:

Nascido em 1452, filho bastardo de uma camponesa e de um tabelião bem de vida, Da Vinci ajudou a formatar o método científico e enveredou pelas mais diversas ciências: da botânica à engenharia militar, da cartografia à ótica, da anatomia à geologia. Deixou mais de 7.000 papéis com desenhos, projetos, esboços, perguntas (“o que é a alma?”) e listas de tarefas (“descrever as causas da risada”), hoje preservados em bibliotecas europeias e na coleção privada de Bill Gates. [...] Ele mudou a forma como as narrativas são estruturadas, como as madonas são pintadas, como a luz e a cor são usadas nas composições, e pintou os quadros mais famosos do mundo: “Mona Lisa” e “A última ceia”. [...] Leitor de Euclides e Arquimedes e estudioso do latim, Da Vinci desenhava plantas e máquinas voadoras e esboçou um projeto para desviar o curso do Rio Arno de Florença a Pisa.

Fonte: Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/por-que-leonardo-da-vinciainda-nos-impressiona-500-anos-apos-sua-morte. Acesso em: 25 jun. 2019.

Assinale as alternativas abaixo e assinale aquela que contém as características do renascimento cultural italiano, presentes no breve texto sobre Da Vinci.

  • A Empenho em descobertas científicas, observação da natureza e seus fenômenos, elaboração de pinturas realistas com temas religiosos.
  • B Exclusivismo italiano, sobretudo em Florença, criação de novas formas de pintar utilizando luz e cor, admiração dos filósofos e estudiosos orientais.
  • C Busca por aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento, valorização de pinturas realistas com temas exclusivamente não religiosos
  • D Sobreposição dos valores da ciência e da razão aos valores religiosos, desprezo pela cultura clássica greco-romana, valorização de pinturas realistas.
  • E Valorização dos princípios do humanismo, busca de explicações racionais para o funcionamento do mundo e pinturas com temas exclusivamente religiosos.

. Um estudante foi desafiado a percorrer o trajeto demarcado pelo triângulo equilátero ABC

Sabendo que o lado do triângulo ABC mede 10 cm e considerando que o deslocamento do estudante seguirá o sentido anti-horário, ou seja, de A para B, de B para C e de C para A, responda:

Como descrevemos os movimentos realizados por ele?

  • A Girar para esquerda 60º – Andar para frente 10 cm – Girar para esquerda 60º – Andar para frente 10 cm – Girar para esquerda 60º – Andar para frente 10 cm
  • B Andar para frente 10 cm – Girar para esquerda 60º – Andar para frente 10 cm – Girar para esquerda 60º – Andar para frente 10 cm
  • C Girar para esquerda 60º – Andar para frente 10 cm – Girar para direita 120º – Andar para frente 10 cm – Girar para direita 120º
  • D Girar para esquerda 120º – Andar para frente 10 cm – Girar para esquerda 120º – Andar para frente 10 cm – Andar para frente 10 cm
  • E Andar para frente 10 cm – Girar para esquerda 120º – Andar para frente 10 cm – Girar para esquerda 120º – Andar para frente 10 cm

Observe o mapa abaixo, leia o enunciado e responda a questão.

As placas tectônicas são imensos blocos rochosos de tamanhos e formas diversas e milhares de quilômetros de extensão que deslizam sobre o magma e constituem a litosfera. Ao se movimentar, esses blocos geram dois tipos principais de tectonismo: a colisão de placas tectônicas e o afastamento de placas tectônicas. Se tratando de colisão de placas tectônicas, o tipo de relevo que se constitui é:

  • A cadeias montanhosas
  • B dorsais oceânicas
  • C depressões
  • D planaltos
  • E planícies

O índice (I) de massa corporal de uma pessoa adulta é expresso pela relação: I=m/h² em que m é a massa do corpo expressa em quilogramas, e h é a altura da pessoa, em metros. O índice (I) possibilita categorizar uma pessoa adulta segundo a tabela a seguir:

Categorização da condição da saúde de uma pessoa adulta (homem e mulher) de acordo com o índice de massa corporal

Fonte: Ministério da Saúde.

Com base nas informações mencionadas anteriormente, uma mulher – cuja massa é de 72 quilogramas e cuja altura é de 1,6 metros – é considerada:

  • A acima do peso ideal
  • B obesa
  • C marginalmente acima do peso
  • D no peso normal
  • E abaixo do peso