Questões de Aspectos gerais da Comunicação Oficial (Redação Oficial)

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No que diz respeito à identificação do expediente, o Manual de Redação da Presidência da República orienta que os documentos oficiais devem ser identificados com o nome do documento, a indicação de numeração e as informações do documento, que estão corretamente exemplificados em:

  • A OFÍCIO NÚMERO 652/SAA/SE/MT.
  • B OF. NÚM. 652/2018/SAA/SE/MT.
  • C OFÍCIO Nº 652/2018/SAA/SE/MT
  • D OFC. N. 652-SAA-SE-MT.
  • E OFÍCIO NRO. 652/SAA-SE-MT.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), na identificação do signatário de documento oficial, depois do nome do cargo, é possível utilizar o termo:

  • A interino.
  • B em férias.
  • C em vacância.
  • D em licença.
  • E impedido.

Considerando -se o Manual de Redação da Presidência da República, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

Deve ser utilizado, preferencialmente, formato de arquivo que possa ser lido e editado pela maioria dos editores de texto utilizados no serviço público, tais como _____, ODT ou RTF. 

  • A PDF
  • B JPEG
  • C EPUB
  • D DOCX

Assinale a alternativa que apresenta todos os elementos e estrutura de um Comunicado, de acordo com o Manual de Redação Oficial e Padronização de atos administrativos da Unesp.

  • A Timbre, identificação do documento, ementa, contexto, local e data, identificação do signatário.
  • B Timbre, identificação do documento, texto, local e data, identificação do signatário.
  • C Timbre, identificação do documento, preâmbulo, considerandos, expressão de comando, local e data, identificação do signatário.
  • D Timbre, identificação do documento, referência, interessado, assunto, texto, local e data, identificação do signatário.
  • E Timbre, identificação do documento, vocativo, assunto, texto, fecho, local e data, identificação do signatário.

De acordo com o Manual de Redação Oficial e Padronização de atos administrativos da Unesp, os atos administrativos internos, pelos quais os chefes de órgãos, repartições ou serviços expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados, ou designam servidores para funções e cargos secundários, são denominados de

  • A deliberações.
  • B regimentos.
  • C regulamentos.
  • D resoluções.
  • E portarias.