Questões comentadas de Concursos do Consórcio Intermunicipal de Especialidades (CIESP)

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O orçamento, a licitação e a gestão pública são pilares essenciais para a administração eficaz de recursos públicos.
Sobre esse assunto, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) A Curva ABC é uma técnica de análise de custos que classifica os serviços ou insumos em ordem decrescente de importância, com base em seus custos. Os itens são agrupados em três classes: A, B e C, de acordo com o percentual de custo acumulado em relação ao total do orçamento. A classe A representa os itens mais relevantes, ou seja, os que estão em maior quantidade no orçamento.

(   ) Na contratação de obras de engenharia, exceto aquelas com foco ambiental, é possível estabelecer uma remuneração variável ligada ao desempenho do contratado. Isso é determinado por meio de metas, padrões de qualidade e prazos de entrega definidos no edital de licitação e no contrato.

(   ) O regime de execução de uma obra é importante para a medição dos serviços e, consequentemente, para a forma como a obra será paga. Na modalidade empreitada por serviço unitário, a contratação da execução da obra ou do serviço é feita por preço certo de unidades determinadas, logo, o preço final do contrato pode ser incerto.

Assinale a sequência correta.

  • A V F V
  • B F F F
  • C F V F
  • D V V V

A passagem do texto I em que há palavras empregadas em sentido próprio é:

  • A “Assim, a lenda do cavalo que calculava não parava de crescer.”
  • B “[...] saiu o relatório, o qual inocentava Von Osten de qualquer truque.”
  • C “Hans era um animal notável, com uma capacidade extraordinária [...].”
  • D “E isso acontecia até quando era o próprio Pfungst quem questionava!”
TRECHO DO TEXTO I

“O proprietário, o professor de matemática e treinador de cavalos amador, Wilhelm von Osten, exibia Hans publicamente, sem cobrar ingresso, para grande espanto da audiência. Por exemplo, quando Von Osten perguntava ‘se o oitavo dia do mês é uma terça-feira, em que data cai a sexta-feira seguinte?’ Hans respondia batendo o casco no chão 11 vezes.” 

TEXTO III


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Disponível em: https://nastrilhasdarazao.wordpress. com/2019/04/15/hans-o-esperto-o-cavalo-que-sabia-contar/. Acesso em: 20 jan. 2024.



A partir da leitura do trecho do texto I e do texto III, analise as afirmativas a seguir.

I. O trecho transcrito do texto I e a figura representada no texto III abordam assuntos afins, embora empreguem linguagens diferentes.
II. A organização estilístico-composicional, no trecho do texto I, apresenta o entrecruzamento de sequências narrativa e injuntiva.
III. Os dois textos, cada um à sua maneira, enfocam o mesmo personagem, porém a abordagem numa perspectiva crítico-irônica se faz presente no texto III.
IV. Os dois textos se aproximam quanto aos seus propósitos comunicativos, porém cada um trata da matéria segundo as características do respectivo gênero.

Estão corretas as afirmativas
  • A I e III, apenas.
  • B I e IV, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D II e IV, apenas.
TRECHO DO TEXTO I

“[...] uma das maiores celebridades da ciência mundial era Kluge Hans (João Esperto, em alemão), o cavalo que, segundo o seu dono, sabia somar, subtrair, multiplicar, dividir, operar com frações, dizer as horas e calcular dias da semana.” 

TEXTO II


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Disponível em: https://www.facebook.com/ photo/?fbid=4516727588348944&set=a.1336655559689512. Acesso em: 20 jan. 2024.




Com relação ao emprego dos sinais de pontuação, assinale a alternativa correta.
  • A Os dois-pontos na frase “Hans: o cavalo que sabia matemática” foram utilizados para introduzir a fala de um dos personagens.
  • B Os parênteses em “Kluge Hans (João Esperto, em alemão)” indicam uma observação sarcástica a respeito do cavalo que calculava.
  • C As vírgulas, na passagem “sabia somar, subtrair, multiplicar, dividir, operar com frações [...]”, separam orações justapostas assindéticas.
  • D A vírgula deveria ser colocada após a palavra “mundial” na frase “[...] uma das maiores celebridades da ciência mundial era Kluge Hans [...]”.

Leia o trecho do texto I a seguir.

“Dessa forma, ele confirmou que não importava quem fazia as perguntas, o que comprovava que não havia má-fé da parte de Von Osten. Por outro lado, Pfungst constatou que Hans só respondia corretamente quando podia ver o questionador e este conhecia as respostas! De algum modo subconsciente, o questionador passava as respostas ao cavalo...”

A palavra em destaque no trecho do texto I, no contexto em que está empregada, exerce a mesma função morfológica que o termo destacado em

  • A “[...] Hans respondia [...].”
  • B “[...] quem fazia as perguntas [...].”
  • C “[...] este conhecia as respostas [...].”
  • D “[...] de algum modo subconsciente [...].”