Prova da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Assistente Administrativo - UFSC (2025) - Questões Comentadas

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Texto 1
Circuito Fechado
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
RAMOS, R. Circuito fechado. São Paulo: Globo, 2012.
Com base no texto 1, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) O texto retrata objetos presentes na rotina de um dia na vida de uma pessoa.
( ) A conexão semântica entre as partes do texto é estabelecida por mecanismos de coesão referencial.
( ) A coerência do texto é alcançada pela sequência entre a semântica das palavras, que produz sentido de unidade à narrativa acerca do cotidiano de alguém.
( ) A progressão textual é marcada pela sequência de ações descritas desde levantar da cama pela manhã até retornar para ela à noite.
( ) A relação entre as palavras é estabelecida sempre por vírgulas.
( ) Por inferência, depreende-se que se trata do dia a dia de um homem fumante que trabalha em uma agência de publicidade.
  • A V ‒ F ‒ V ‒ F ‒ V ‒ F
  • B V ‒ F ‒ V ‒ F ‒ F ‒ V
  • C V ‒ F ‒ V ‒ V ‒ F ‒ V
  • D F ‒ V ‒ F ‒ F ‒ V ‒ F
  • E F ‒ V ‒ F ‒ V ‒ F ‒ V

Numere a ordem dos períodos, de modo que assegure coesão e coerência ao parágrafo. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência numérica correta de cima para baixo.


( ) Já no que se refere aos não especialistas, a língua é vista como um conjunto de regras normativas que determinam o seu uso correto.


( ) Uma delas, já apontada por vários linguistas, é o não discernimento entre um sistema de regras, que caracteriza toda e qualquer língua ou variedade de língua, e um conjunto de normas de bem falar e escrever.


( ) Qualquer pessoa com alguma formação no campo dos estudos linguísticos sabe que a palavra “gramática” comporta muitos sentidos e algumas confusões.


( ) Por isso, essa visão se sustenta, predominante entre leigos, em virtude da associação de aspectos da vida prática institucionalmente administrada com ensinamentos obtidos na escola.


( ) Este último, ao limitar-se à chamada escrita culta formal, leva a identificar a fixação de aspectos da língua falada por uma faixa específica da população ‒ nem sempre consistentemente descritos – com a própria língua, identificação que, segundo essa abordagem, justificaria a preocupação prescritiva do gramático.


Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2079-312X2014000200012. [Adaptado].

  • A 1 – 5 – 4 – 2 – 3
  • B 4 – 3 – 1 – 2 – 5
  • C 2 – 3 – 1 – 5 – 4
  • D 4 – 2 – 1 – 5 – 3
  • E 1 – 5 – 3 – 2 – 4
Texto 2
Caso Boate Kiss: recurso contra anulação de condenações chega ao STF
Por Fernanda Vivas, g1 ‒ Brasília 03/04/2024
O recurso do Ministério Público Federal contra a decisão que anulou a condenação de quatro réus pela tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (3). O caso chegou ao Supremo após a decisão do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça. Em março, o ministro concluiu que o pedido poderia ser admitido e encaminhado à Corte. O recurso propõe a discussão de temas constitucionais, como a plenitude de defesa e a soberania das decisões do júri, além do devido processo legal. O pedido ainda não foi distribuído a um relator. Caberá a este ministro, quando escolhido, tomar as primeiras providências em relação ao processo. Incêndio O incêndio na casa de shows, em janeiro de 2013, causou a morte de 242 pessoas e deixou feridas outras 636. Em dezembro de 2021, o tribunal do júri condenou Elissandro Callegaro Spohr a 22 anos e seis meses de reclusão; Mauro Londero Hoffmann, a 19 anos e seis meses; e Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão, ambos à pena de 18 anos.
Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/04/03/caso-boate-kiss-recurso-contra-anulacao-de-condenacoes-chega-ao-stf.ghtml.
A informação principal do texto 2 é:
  • A o incêndio ocorrido na Boate Kiss, que causou a morte de 242 pessoas e feriu outras 636.
  • B a decisão questionável que anulou a condenação de quatro réus pela tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS).
  • C a interposição de recurso à decisão que anulou a condenação de quatro réus pela tragédia da Boate Kiss.
  • D a disputa de poder entre o Supremo Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.
  • E a protelação da justiça para punição dos responsáveis pela tragédia da boate Kiss.

Texto 3


01 Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual,

02 desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isso, quase; e os todos sacrifícios.

03 Ou – amigo – é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por que é que é.


GUIMARÃES ROSA, J. Grande sertão: veredas. In: Ficção completa: Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1995, p. 119.


Com base no texto 3 e na variedade padrão da língua escrita, assinale a alternativa correta.

  • A As duas ocorrências da expressão “a gente” (linhas 01 e 03) têm referências diferentes.
  • B As duas ocorrências da palavra “só” (linhas 01 e 02) exercem a função de adjetivo.
  • C A palavra “desarmado” (linha 02) é formada pelo processo de derivação parassintética.
  • D Ambos os pronomes “isto” e “isso” (linha 01 e 02, respectivamente) realizam coesão anafórica.
  • E A expressão “o por que é que é” (linha 03) pode ser parafraseada por “a razão pela qual se é.”

Texto 4

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Disponível em: https://bancodolixoreciclavel.webnode.page/album/galeria-de-fotos-novidades/cartaz-loga-p-jpg1.


Com base no texto 4 e na variedade padrão da língua escrita, assinale a alternativa correta.

  • A Os dois pontos introduzem uma expressão redundante, cuja função é enfatizar a importância da coleta seletiva.
  • B A forma “FAÇA” está flexionada na segunda pessoa do imperativo afirmativo, referindo-se ao leitor
  • C A oração “O LIXO É SEU” deixa subentendida a palavra empecilho, considerando a impossibilidade de conciliar “LIXO” com “UM MUNDO MELHOR”.
  • D O pronome possessivo “SEU” remete a um interlocutor identificado.
  • E O termo “MELHOR” está flexionado no grau comparativo de superioridade, comparando o mundo atual com um mundo possível.