Questões da Prova do Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Pedagogo (2012)

Limpar Busca
Em relação à Lei n 12.472/2011, é correto afirmar que
  • A inclui o ensino da língua espanhola nos currículos dos ensinos fundamental e médio.
  • B inclui uma cartilha de educação sexual como tema transversal nos currículos do ensino fundamental.
  • C dispõe sobre os sistemas de ensino militares, alterando o art . 83 da Lei n°9394, de 2006.
  • D inclui os símbolos nacionais como temas transversais nos currículos do ensino fundamental.
  • E dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da arte nos currículos do ensino fundamental.
Segundo Gadotti (2001), para o pensamento pedagógico realista 
  • A o ensino do conhecimento das coisas deveria ser substituído pelo ensino do conhecimento das palavras, cujo domínio desmistifica a realidade.
  • B o ato educativo deveria ser reflexivo e estimulado pela linguagem e pela retórica.
  • C a educação deveria buscar o conhecimento da verdade, do belo e do bem.
  • D a educação deveria ter uma função utilitária e militarista, organizada pela disciplina é justiça.
  • E a superioridade do domínio do mundo exterior deveria sobrepor sobre o domínio do mundo interior.
Os objetivos educacionais abaixo fazem parte de um plano de curso do 1º ano do ensino médio de uma escola. Com base em Haydt (2006), assinale a opção que apresenta um objetivo educacional geral.
  • A Calcular a área dos polígonos apresentados.
  • B Redigir um texto sobre ecologia.
  • C Aplicar o método científico na resolução de um problema .
  • D Desenvolver o raciocínio lógico-matemático.
  • E Criar ilustrações gráficas para um livro.
Um pedagogo, recém-admitido em uma escola, deparou-se com a seguinte situação: os professores trabalhavam com o tema Jogos Mundiais Militares, porém, sem coordenação e com raras cooperações entre as disciplinas que ocorriam de forma intuitiva. Ele, então, iniciou um trabalho de coordenação e cooperação aberto ao diálogo e ao planejamento. Essa intervenção pedagógica promoveu maior integração disciplinar. Assinale a opção que indica, respectivamente, o tipo de integração anterior e posterior â ação do pedagogo, de acordo com Nogueira (2009). 
  • A Multidisciplinaridade/Pluridisciplinaridade.
  • B Pluridisciplinaridade/Interdisciplinaridade.
  • C Interdisciplinaridade/Transdisciplinaridade.
  • D Pluridisciplinaridade/Tranedisciplinaridade.
  • E Multidisciplinaridade/Interdisciplinaridade.
O início das atividades escolares começa bem antes do primeiro dia de aula. Tal afirmação é verdadeira ao se constatar a presença de professores, coordenadores, pedagogos e direção reunidos para definir o planejamento pedagógico das atividades, ou seja, todos "trabalham no intuito de transformar um objeto de saber a ensinar em um objeto de ensino". Chevallard, {citado por Lopes (2011), denominou este processo de
  • A recontextualização.
  • B construção de conhecimentos.
  • C naturalização de conhecimentos.
  • D transposição didática.
  • E contextualização.