Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Pedagogia)

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Observe o fragmento a seguir:
“Teóricos como Dewey (1950), Freire (2009), Rogers (1973), Novak (1999), entre outros, enfatizam, há muito tempo, a importância de superar a educação bancária, tradicional e focar a aprendizagem no aluno, envolvendo-o, motivando-o e dialogando com ele.”


 VALENTE, J. A. Comunicação e a Educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, Vol. 1, n. 1, 2014, pp. 141- 166.


Por isso, de acordo com o Art. 35. da Lei 9.394/96, o ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidade:

  • A A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino básico, possibilitando o prosseguimento de estudos.
  • B A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo com flexibilidade as árduas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
  • C O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação histórico-cultural e o desenvolvimento da autonomia intelectual.
  • D A possibilidade de concessão de certificados intermediários de qualificação para o trabalho, quando a formação for estruturada e organizada em etapas com terminalidade.
  • E A compreensão dos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, são apresentadas, como pressupostos e fundamentos para a oferta de um ensino médio de qualidade social, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, as dimensões da formação humana que devem ser consideradas de maneira integrada na organização curricular dos diversos cursos e programas educativos. São dimensões da formação humana:

  • A sociologia, psicologia, pedagogia e antropologia.
  • B trabalho, ciência, tecnologia e cultura.
  • C cognitiva, psicológica, ambientaal e pedagógica.
  • D trabalho, interdisciplinaridade, contextualização e cultura.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, pode-se encontrar, na parte dedicada à filosofia, sugestões de organização de eixos temáticos para essa disciplina. Divididos em três partes, esses eixos temáticos são:

  • A Teorias da democracia, teorias éticas e teorias estéticas. 
  • B História da filosofia, problemas de filosofia e o mundo sob o olhar filosófico.
  • C História da filosofia antiga, história da filosofia medieval e história da filosofia moderna.
  • D Relações de poder e democracia, a construção do sujeito moral e o que é filosofia.
  • E Problemas de filosofia antiga, problemas de filosofia medieval e problemas de filosofia moderna.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio no que se refere à disciplina de filosofia. 

  • A A filosofia tem a função de organizar o conhecimento adquirido pelos alunos em outras disciplinas, em especial, o conteúdo aprendido nas humanidades.
  • B A filosofia abre o espaço por excelência para tematizar e explicitar os conceitos que permeiam todas as outras disciplinas, e o faz de forma radical, ou seja, buscando suas raízes ou fundamentos e pressupostos.
  • C A filosofia discute os fins últimos da razão humana e os fins a que se orientam todas as formas de ação humanas, e sob esse aspecto, levanta a questão dos valores.
  • D A filosofia examina os problemas sob a perspectiva de conjunto – enquanto as ciências particulares abordam “recortes” da realidade – o que permite à Filosofia elaborar uma visão globalizante, interdisciplinar e mesmo transdisciplinar (metadisciplinar).
  • E A filosofia não trata de um objeto específico, como nas ciências, porque nada escapa ao seu interesse, ocupando-se de tudo

“As novas DCNs definem os princípios da formação inicial e continuada de profissionais do magistério da educação básica e sinalizam para maior organicidade nos projetos formativos, necessidade de maior articulação entre as instituições de educação superior e de educação básica” (DOURADO, 2015 p.306).

Diante dessa afirmativa, analise as proposições quanto ao que é recomendado para a formação inicial e continuada:

I- A inserção dos estudantes de licenciatura nas instituições de educação básica da rede pública de ensino, espaço privilegiado da práxis docente.
II- Questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade.
III- A manutenção do contexto educacional nacional, sem envolver regionalidades, nas práticas escolares.

No tocante à formação inicial e continuada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs, 2015), é CORRETO o que se afirma em: 

  • A III apenas.
  • B II apenas.
  • C I, II e III.
  • D I apenas.
  • E I e II apenas.