Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Pedagogia)

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Atribua (C) correto ou (I) incorreto às afirmativas, depois indique a alternativa que apresenta sequência correta, da esquerda para a direita: ( ) A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). ( ) A Base Nacional Comum Curricular está orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN). ( ) Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de cinco competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
  • A C – I – C.
  • B C – C – C.
  • C C – C – I.
  • D I – C – C.

O Ensino Fundamental, de frequência compulsória, é uma conquista resultante da luta pelo direito à educação ao longo dos dois últimos séculos por diferentes grupos sociais, entre os quais setores populares; a educação como processo de desenvolvimento do potencial humano garante o exercício dos direitos civis, políticos e sociais. Esse direito está associado:

  • A à construção de uma escola de qualidade.
  • B ao direito de ir e vir de todo cidadão.
  • C à matrícula imediata no ano desejado.
  • D ao exercício da cidadania.
  • E à escola com técnicas inovadoras.

A orientação para a organização curricular dos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio está expressa no parágrafo primeiro, do art. 20, da Resolução CNE/CEB 6/2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Marque abaixo qual opção não é uma orientação para a organização curricular:

  • A Componentes curriculares de cada etapa, com a indicação da respectiva bibliografia básica e complementar.
  • B Orientações metodológicas.
  • C Planilhas de custos do curso, estabelecendo os recursos que serão utilizados em cada uma de suas etapas e dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infra estrutura básica.
  • D Prática profissional intrínseca ao currículo, desenvolvida nos ambientes de aprendizagem.
  • E Estágio profissional supervisionado, em termos de prática profissional em situação real de trabalho, assumido como ato educativo da instituição educacional, quando previsto.

Conforme documento intitulado Um novo modelo em educação profissional e tecnológica - concepção e diretrizes, "Os Institutos Federais revelam-se valiosos instrumentos para a mudança da qualidade de vida de brasileiros quando reconhecem que o desenvolvimento local, regional ou nacional não pode prescindir do domínio e da produção do conhecimento. Revelam-se, portanto, espaços privilegiados para a construção e democratização do conhecimento" (Ministério da Educação, p. 23, 2010).


Considerando o enunciado, podemos afirmar que, para cumprir com essas finalidades, os Institutos necessitam:

  • A Ofertar educação, em todos os seus níveis e modalidades, formando cidadãos com vistas à atuação social e profissional, em alguns setores da economia, com ênfase no desenvolvimento cultural, local, regional e nacional.
  • B Promover a horizontalização da educação básica, da educação profissional, educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão.
  • C Orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal.
  • D Realizar e estimular a pesquisa exclusivamente acadêmica, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico.
  • E Constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências humanas e sociais, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica.

A respeito da organização da educação básica, disposta nas Diretrizes Curriculares Nacionais, assinale a alternativa correta.

  • A A educação infantil, o ensino fundamental I e II, o ensino médio e a educação de jovens e adultos são etapas da educação básica.
  • B A educação infantil, que compreende a creche (de zero a três anos de idade) e a pré‐escola (entre quatro e cinco anos de idade), é uma modalidade de ensino.
  • C A educação especial, a educação profissional e tecnológica e a educação do campo são etapas da educação básica.
  • D O ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional e tecnológica são etapas da educação básica.
  • E A educação especial, a educação profissional e tecnológica e a educação do campo são modalidades de ensino.