Prova da Prefeitura de Macapá - AP - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental - FCC (2018) - Questões Comentadas

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Na execução de uma proposta curricular de Língua Portuguesa, que incorpore em seus princípios as contribuições do sócio construtivismo, não há necessidade de condenar e desvalorizar experiências pedagógicas consideradas “não construtivistas”.
Afinal, o construtivismo

  • A não deve ser confundido com a organização curricular de apenas uma disciplina.
  • B é uma metodologia de ensino, baseada em fundamentos filosóficos, históricos, sociológicos e econômicos.
  • C é uma organização do pensamento voltada à aprendizagem por meios da obtenção de comportamentos positivos.
  • D não pode ser definido enquanto teoria do conhecimento, porque depende do raciocínio lógico do aluno.
  • E não é um método, nem proposta didática, mas uma teoria sobre aquisição do conhecimento.

A escola deveria ser um espaço de expressão e de respeito às diferenças. Se assim for, ela é um espaço

  • A progressista, quando a professora mantém suas práticas educativas e utiliza como referencial de ensino os conhecimentos dos alunos mais capazes de aprender.
  • B de criação coletiva do conhecimento, onde a intolerância à diversidade cultural deve ser vista como característica natural do ser humano, e portanto, tratada como problemas de origem étnica.
  • C de pluralidade cultural, sendo, portanto, um espaço de confronto dos diversos olhares para a sociedade, logo, um espaço de riqueza e de diversidade cultural, e não de monocultura.
  • D democrático, na medida em que tem como meta um ensino de qualidade e cria oportunidades iguais para todos os alunos terem acesso à cultura de prestígio social.
  • E construtivo, em que todos os alunos participam de um processo de avaliação único, com a finalidade de garantir a aquisição de conhecimento, reduzindo a evasão e a reprovação escolar dos historicamente excluídos.

Por currículo, entendemos o conjunto de experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos alunos.
Associa-se, assim, o currículo

  • A a todo conhecimento cientifico, artístico ou literário produzido pela escola que tenha utilidade na sociedade.
  • B à grade curricular que organiza, em tópicos, os conhecimentos que devem ser ensinados em cada ano letivo nos diversos espaços educativos.
  • C a todo e qualquer espaço organizado para informar e educar pessoas, o que explica o uso de expressões como o currículo da mídia.
  • D ao conjunto de ações pedagógicas organizadas por instituições escolares e desenvolvidas com intenções educativas.
  • E ao conjunto de conhecimentos produzidos pelas ciências e simplificados pela escola para que possam ser assimilados por todos os alunos.

Em uma abordagem crítica, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem é parte integrante do currículo escolar, constituindo

  • A etapa necessária para o replanejamento das ações pedagógicas e para a reflexão sobre a construção do conhecimento dos alunos.
  • B prática escolar necessária para se classificar e premiar os melhores alunos de cada unidade de ensino.
  • C elemento central do projeto político pedagógico da escola, com a função de identificar as competências e habilidades de cada aluno visando à homogeneização dos resultados.
  • D fase do planejamento escolar que tem por objetivo identificar a técnica mais eficaz para se garantir a aprendizagem de cada aluno.
  • E ferramenta e recurso para acelerar a construção do conhecimento e o desenvolvimento afetivo dos alunos.

No projeto pedagógico de uma instituição de educação infantil, o currículo deve ser

  • A organizado pela equipe gestora da escola e planejado pelos professores de educação infantil, tendo como referência principal o ensino para a alfabetização.
  • B estruturado de acordo com os objetivos, conteúdos e conjunto de regras estabelecidos pela Secretaria da Educação e especialistas, no desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos de idade.
  • C expressão do conjunto de conhecimentos reconhecidos nacionalmente como necessários para a formação da criança.
  • D um conjunto de ações e conhecimentos definidos pelos parâmetros curriculares nacionais da educação infantil para as crianças de baixa renda, uma vez que elas constituem a maioria no país.
  • E concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico.