Prova da Prefeitura Municipal de Areial - Professor - Educação Física - CPCON (2021) - Questões Comentadas

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No decorrer do texto, ao utilizar os termos “A palavra certa [...]” (linha 2), “Ou o discurso equivocado [...]” (linha 2), “O falar pausado[...]” (linha 3), “O calar súbito[...]” (linha 3), o autor enfatiza uma

  • A ordenação gradual de ideias relatadas em diferentes momentos, de forma desconexa.
  • B repetição de termos coesos que destacam uma relação inadequada entre os segmentos do texto.
  • C progressão discursiva por meio da reiteração de recursos semânticos como mecanismo de coesão e coerência textuais.
  • D redundância que contraria o princípio da textualidade, embora se observe articulação discursiva.
  • E sequenciação de formas remissivas que se contrapõem e delimitam o texto como uma unidade de sentido.

Avalie as proposições, abaixo, e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, considerando que, no decorrer do texto, a expressão “Reconheço até que o chutar o balde faz parte do diálogo” (linha 4)


( ) compõe o repertório da variedade linguística, sendo reconhecido como uma expressão idiomática.

( ) constitui um jargão comumente utilizado por determinados grupos profissionais.

( ) integra o conjunto discursivo da variação de registro, apresentando marcas da linguagem popular.


A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

  • A V, F e V.
  • B F, V e V.
  • C V, F e F.
  • D F, F e V.
  • E V, V e F.

No decorrer do texto, ao utilizar os termos “A palavra certa [...]” (linha 2), “Ou o discurso equivocado [...]” (linha 2), “O falar pausado[...]” (linha 3), “O calar súbito[...]” (linha 3), o autor enfatiza uma

  • A ordenação gradual de ideias relatadas em diferentes momentos, de forma desconexa.
  • B repetição de termos coesos que destacam uma relação inadequada entre os segmentos do texto.
  • C progressão discursiva por meio da reiteração de recursos semânticos como mecanismo de coesão e coerência textuais.
  • D redundância que contraria o princípio da textualidade, embora se observe articulação discursiva.
  • E sequenciação de formas remissivas que se contrapõem e delimitam o texto como uma unidade de sentido.

Leia a Piada e avalie as proposições que seguem.


- Pai! O professor baixou a nota da minha redação porque usei “mormente”, em vez de “sobretudo”.

- Bem feito! Eu lhe disse para não sair desprotegido nesse tempo frio!


Fonte: VIANA, Chico. Escrever é sobretudo Comunicar. Piadas Linguísticas. Mundo Texto. Consulta à internet. Acesso em 12/09/2020.


I- O diálogo acima promove uma confusão de sentido sobre os termos “mormente” e “sobretudo”.

II- O humor do texto se estabelece em consequência do uso de duas palavras parônimas.

III- A ambiguidade que causou o efeito humorístico, além do sentido de “mormente”, é observada também, pela polissemia do termo “usar”.


É CORRETO o que se afirma apenas em

  • A I e III.
  • B I e II.
  • C I.
  • D II e III.
  • E III.

Avalie as proposições, abaixo, e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, considerando que, no decorrer do texto, a expressão “Reconheço até que o chutar o balde faz parte do diálogo” (linha 4)


( ) compõe o repertório da variedade linguística, sendo reconhecido como uma expressão idiomática.

( ) constitui um jargão comumente utilizado por determinados grupos profissionais.

( ) integra o conjunto discursivo da variação de registro, apresentando marcas da linguagem popular.


A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

  • A V, F e V.
  • B F, V e V.
  • C V, F e F.
  • D F, F e V.
  • E V, V e F.