Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IF-RO) - Técnico - Assuntos Educacionais - IBADE (2019) - Questões Comentadas

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Em "Viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia, surgir de ombros e braços nus, para dançar'', o verbo "ir" foi empregado no pretérito maisque-perfeito. O que sugere o uso desse tempo verbal?

  • A A ação de "ir trocar o vestido" ocorre no passado, enquanto a ação de "ser vista surgir de braços nus" ocorre no presente.
  • B A ação de "ir trocar o vestido" ocorre simultaneamente à ação de "ser vista surgir de ombros e braços nus".
  • C A ação de "ir trocar o vestido" ocorre em um momento que antecedeu a ação de "ser vista surgir de ombros e braços nus".
  • D A ação de "ir trocar o vestido" ocorre após a ação de "ser vista surgir de ombros e braços nus".
  • E A ação de "ir trocar o vestido" ocorre no passado, enquanto a ação de "ser vista de braços nus" ocorre no futuro.

O trecho acima, retirado da obra O cortiço, progride por meio de diversos elementos constitutivos, entre eles os conectivos - que lhe dão coesão, introduzindo novas ideias - e as palavras anafóricas - que retomam termos anteriormente mencionados. Nesse sentido, explica-se adequadamente o emprego do vocábulo destacado quando se afirma que:

  • A em "[ ... ] ENQUANTO a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, tirilando", o vocábulo em destaque dá ao trecho o sentido de proporcionalidade.
  • B em "[ ... ] como se se fosse afundando num prazer grosso QUE NEM azeite [ .. .]", a locução destacada é de natureza comparativa e de cunho popular.
  • C em "Depois, COMO SE voltasse à vida, soltava um gemido prolongado [ ... ]", a expressão destacada acumula as ideias de finalidade e de concessão.
  • D em "[ ... ] que a punha ofegante; JÁ correndo de barriga empinada; JÁ recuando de braços estendidos [ ... ]", os elementos em destaque articulam a ideia de tempo.
  • E em "[ ... ] rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ORA para a esquerda, ORA para a direita [ ... ]", os termos destacados constroem a ideia de explicação.

Identifique a alternativa que contém um trecho ao qual se aplica uma figura de linguagem:

  • A "Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura[ ... ]".
  • B "[ ... ] soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar[ ... ]".
  • C "[ ... ] sapateava , miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços[ .. .]".
  • D "[ ... ) fora trocar o vestido por uma saia[ .. . ]".
  • E "[ ... ] feita toda de pecado, toda de paraíso, com muito de serpente e muito de mulher".

Em "requebrado luxurioso", o termo "luxurioso" poderia ser substituído, sem mudança de sentido, por:

  • A opulento.
  • B escasso.
  • C impróprio.
  • D minguado.
  • E falso.

Em "como se se fosse afundando, num prazer grosso que nem azeite", é correto afirmar que:

  • A o termo "num" é uma combinação, entre a preposição "em" e o artigo definido "um", que apresenta caráter informal na língua portuguesa.
  • B a expressão "que nem" é uma locução conjuntiva coordenativa aditiva.
  • C o termo "que" é um pronome relativo e funciona como sujeito.
  • D em "como se se fosse afundando", o primeiro "se" é partícula apassivadora, enquanto o segundo "se" é um pronome clítico.
  • E em "como SE SE fosse afundando", têm-se, respectivamente, uma conjunção subordinativa de natureza condicional e uma partícula integrante do verbo.