Questão 2 Comentada - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IF-RO) - Técnico - Assuntos Educacionais - IBADE (2019)


"Viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia, surgir de ombros e braços nus, para dançar. A Lua destoldara-se nesse momento, envolvendo-a na sua coma de prata, a cujo refulgir os meneios da mestiça melhor se acentuavam, cheios de uma graça irresistível, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraíso, com muito de serpente e muito de mulher.
Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca se encontra fundo. Depois, como se voltasse à vida, soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar com os quadris, e em seguida sapateava , miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca, enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, tirilando."
O cortiço, Aluísio de Azevedo. 


O trecho acima, retirado da obra O cortiço, progride por meio de diversos elementos constitutivos, entre eles os conectivos - que lhe dão coesão, introduzindo novas ideias - e as palavras anafóricas - que retomam termos anteriormente mencionados. Nesse sentido, explica-se adequadamente o emprego do vocábulo destacado quando se afirma que:

  • A em "[ ... ] ENQUANTO a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, tirilando", o vocábulo em destaque dá ao trecho o sentido de proporcionalidade.
  • B em "[ ... ] como se se fosse afundando num prazer grosso QUE NEM azeite [ .. .]", a locução destacada é de natureza comparativa e de cunho popular.
  • C em "Depois, COMO SE voltasse à vida, soltava um gemido prolongado [ ... ]", a expressão destacada acumula as ideias de finalidade e de concessão.
  • D em "[ ... ] que a punha ofegante; JÁ correndo de barriga empinada; JÁ recuando de braços estendidos [ ... ]", os elementos em destaque articulam a ideia de tempo.
  • E em "[ ... ] rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ORA para a esquerda, ORA para a direita [ ... ]", os termos destacados constroem a ideia de explicação.