Questões de Funções morfossintáticas da palavra SE (Português)

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Está em conformidade com a norma-padrão de colocação pronominal a seguinte frase:

  • A Para que alcance-se pleno desenvolvimento sociomoral, não se deve impor uma conduta, mas trabalhar os valores que nos humanizam.
  • B Para que alcance-se pleno desenvolvimento sociomoral, não deve-se impor uma conduta, mas trabalhar os valores que nos humanizam.
  • C Para que se alcance pleno desenvolvimento sociomoral, não deve-se impor uma conduta, mas trabalhar os valores que humanizam-nos.
  • D Para que se alcance pleno desenvolvimento sociomoral, não se deve impor uma conduta, mas trabalhar os valores que humanizam-nos.
  • E Para que se alcance pleno desenvolvimento sociomoral, não se deve impor uma conduta, mas trabalhar os valores que nos humanizam.

Em seguida, a professora Electra pretende trabalhar, a partir do material selecionado, uma determinada acepção do termo “se”. Tendo em vista a intenção de Electra e o material selecionado, depreende-se que serão exploradas as seguintes habilidades da BNCC que constam do DRC/MT-EF:

  • A “(EF05LP07) Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.” e “(EF35LP24) Identificar funções do texto dramático (escrito para ser encenado) e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena.”
  • B “(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.” e “(EF35LP24) Identificar funções do texto dramático (escrito para ser encenado) e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena.”
  • C “(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.” e “(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).”
  • D “(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.” e “(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.”
  • E “(EF05LP07) Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.” e “(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).”

No fragmento: “Que aconteceria às crianças, fora desse mundo infantil em que descobrem a vida, dia a dia, em cada pequena lição da natureza? E aos jovens, bruscamente desorientados? Ah! não se pensou nisso!”, a partícula SE classifica-se como:

  • A partícula apassivadora.
  • B forma pronominal com valor de reciprocidade.
  • C forma pronominal com valor reflexivo.
  • D índice de indeterminação do sujeito.
  • E conjunção integrante.

Avalie as proposições a seguir, relacionadas ao Texto II.



I- Na construção “Ah! cidade querida, bem sei que tudo isto foi feito por aqueles que não te amaram [...]”, o agente da passiva está representado por uma expressão generalizadora, cuja paráfrase seria: “[...] bem sei que tudo isto foi feito por quem não te amou [...].”


II- Nas duas orações seguintes, a partícula SE apresenta comportamento semelhante, sendo classificado como partícula apassivadora: “De janela a janela, cumprimentavam-se os vizinhos”; e “ [...]à sua sombra, homens se tornam mesquinhos, perversos[...]”


III- Como a língua é passível de mudança, a estrutura “E então eu me pergunto que grandeza, que riqueza são essas que fazem diminuir e empobrecer os teus habitantes” apresenta, na modalidade oral do português brasileiro, a variante: “[...] que grandeza, que riqueza são essas que fazem os teus habitantes diminuírem e empobrecerem [...].”



É CORRETO o que se afirma em:

  • A I, II e III.
  • B I e III apenas.
  • C III apenas.
  • D II apenas.
  • E II e III apenas.

Todas as frases a seguir mostram a modificação da voz passiva com auxiliar para voz passiva pronominal (com o pronome se).

Assinale a frase em que houve erro na modificação.

  • A É necessário que sejam construídos outros prédios / É necessário construírem-se outros prédios.
  • B Foi modificado o projeto de aposentadoria / Modificou-se o projeto de aposentadoria.
  • C Têm sido descobertas, nos dias de hoje, vacinas para doenças graves / Tem-se descoberto, nos dias de hoje, vacinas para doenças graves.
  • D Seriam realizadas eleições no segundo semestre / Realizar-se-iam eleições no segundo semestre.
  • E Foi importada, na semana passada, complicada aparelhagem odontológica / Importou-se, na semana passada, complicada aparelhagem odontológica.