Questões da Prova do Instituto de Previdência dos Municipiários de Ribeirão Preto - São Paulo (IPM) - Agente Previdenciário - Assistente de Suporte de Administração e Finanças (2018)

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Apenas uma das afirmações a seguir está de acordo com as ideias veiculadas no texto. Aponte-a.

  • A O texto credita a inteligência humana ao estudo feito pela Universidade de Toronto.
  • B No quinto parágrafo, o ponto de exclamação reforça o ceticismo do autor quanto à normalidade dos pequenos lapsos de memória.
  • C Normalmente, as pessoas já esperam ser acometidas por pequenos lapsos de memória e não se perturbam quando isso acontece.
  • D O autor se vale de referência a estudos científicos para validar o tema que desenvolve.
  • E Embora pequenos lapsos de memória sejam normais, é conveniente que nos preocupemos caso persistam.

No contexto, o pronome destacado em: "o cérebro não só filtra o que é importante, como descarta o que não é, substituindo-0 por memórias novas.” funciona como elemento de coesão, substituindo a ideia expressa na opção:

  • A cérebro.
  • B o que é importante
  • C memórias novas.
  • D filtra.
  • E o aue não é importante.

Em apenas uma das opções a seguir o acento grave, indicativo de crase, foi corretamente empregado como em "acesso à informação”. Aponte-a.

  • A Â partir de amanhã, todos chegarão cedo.
  • B Seguiram as informações passo à passo.
  • C Ele não se referia à esta pessoa
  • D De repente, a senhora começou á entender
  • E Ofereceram flores à conferencista.

Compare, em cada opção, a redação original e a modificada. A seguir, assinale aquela em que as duas seguem a norma culta da língua no que diz respeito à regência verbal.

  • A "esquecemo-nos de nomes" / esquecemos de nomes
  • B concluiu que ter uma memória perfeita” / concluiu de que ter uma memória perfeita
  • C ‘corno é importante lembrarmo-nos do rosto de uma pessoa” / como é importante lembrarmos o rosto de uma pessoa
  • D “da próxima vez que te esqueceres de alguma coisa” / da próxima vez que esqueceres de alguma coisa
  • E “a pessoa que lembra sempre de tudo” / a pessoa que se lembra sempre tudo

No trecho: "Se, como todos nós, também tu te questionas...”, a conjunção SE introduz oração que expressa ideia de:

  • A concessão.
  • B causa
  • C condição.
  • D consequência
  • E conformidade.