Prova da Prefeitura de Fernão - SP - Técnico - Assuntos Educacionais - UECE-CEV (2018) - Questões Comentadas

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O planejamento do ensino se consubstancia nos planos de aula ou ensino, que devem ser elaborados pelos docentes, levando em consideração o contexto da escola, o perfil dos alunos, as orientações curriculares emanadas pelos órgãos centrais e as possibilidades de recursos didáticos disponíveis. A ausência ou desconhecimento dessas variáveis pode comprometer os planos de aulas e, por via de consequência, o sucesso do processo ensino e aprendizagem. Um plano de aula NÃO pode deixar de conter

  • A o conteúdo selecionado para a aula, os objetivos de aprendizagem, as metodologias ou procedimentos, os recursos pedagógicos necessários, a estratégia de avaliação e as referências bibliográficas.
  • B os objetivos de aprendizagem da aula, as metodologias a serem utilizadas, o tempo destinado à apresentação do conteúdo, os recursos pedagógicos necessários e as referências bibliográficas.
  • C o conteúdo selecionado para a aula, os objetivos de aprendizagem, os recursos pedagógicos necessários, a infraestrutura necessária, o tempo de duração da aula e as referências bibliográficas.
  • D os objetivos de aprendizagem, o tempo de duração da aula, os procedimentos pedagógicos, a infraestrutura necessária, a estratégia de avaliação e as referências bibliográficas.

A Constituição Federal de 1988 afirma que a “educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, e que o ensino deve ser ministrado a partir de um conjunto de princípios, dentre os quais encontram-se:

  • A liberdade para o acesso e permanência na escola, respeito pela aprendizagem, pluralismo de concepções pedagógicas e igualdade de condições entre as instituições públicas e privadas.
  • B garantia de acesso e permanência na escola, liberdade de ensinar e divulgar o pensamento, gratuidade do ensino e existência de instituições públicas e privadas.
  • C igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, liberdade de ensinar, pluralismo de ideias e coexistência de instituições públicas e privadas.
  • D direito de assegurar o acesso e a permanência na escola para todos, liberdade de pesquisar e divulgar o pensamento e existência de instituições públicas e privadas.

A gestão democrática das escolas foi prevista na Constituição Federal de 1998 e depois corroborada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, que no seu artigo 14 informa que “Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios”:

  • A participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
  • B participação dos professores na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação da comunidade escolar em conselhos escolares ou equivalentes.
  • C participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das famílias nos conselhos de classe e em conselhos escolares.
  • D participação das equipes gestoras na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

Os primeiros jesuítas, quando aqui chegaram, estavam orientados pelo espírito da Contrarreforma, e o projeto educacional que buscaram implantar era fortemente influenciado pela Ratio Studiorum, que expressava um rígido código de conduta, ideias e princípios que deveriam orientar o ensino. Esse modelo jesuíta apresenta, entre suas principais características,

  • A um currículo semiestruturado, liberdade para seleção de métodos de ensino e de aprendizagem, frequência e seriedade dos exercícios religiosos e hierarquia organizacional.
  • B um currículo bem estruturado, definição de métodos de ensino e de aprendizagem, frequência e seriedade dos exercícios religiosos e hierarquia organizacional.
  • C um currículo de forte conotação teológica, métodos de ensino expositivos e aprendizagem memorística, condutas e posturas respeitosas dos professores e alunos e forte hierarquia organizacional.
  • D um currículo bem estruturado, imposição sobre os métodos de ensino e rigidez sobre os processos de aprendizagem, com textos indicados para estudo e exercícios religiosos.

A Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 no seu artigo 4º, altera o artigo 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e afirma que o currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares. Os itinerários formativos propostos são:

  • A linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; formação política e moral.
  • B linguagens e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; formação técnica e profissional e educação em informática e tecnologia.
  • C linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; alfabetização científica e tecnológica e formação técnica e profissional
  • D linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; formação técnica e profissional.