Questões comentadas de Concursos para Especialista em Educação Básica

Limpar Busca

Para Lev Vygotsky (1934), a aprendizagem ocorre por meio da interação social, e o professor tem papel fundamental como mediador do conhecimento. Um dos conceitos centrais de sua teoria é a zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que se refere ao/à

  • A capacidade do aluno de aprender sozinho, sem precisar de apoio ou mediação de outros sujeitos no processo educativo.
  • B distância entre o que o aluno faz sozinho e o que ele realiza com apoio, destacando a importância da interação social.
  • C ensino centrado no professor, em que o aluno recebe informações prontas, sem necessidade de mediação ou colaboração.
  • D memorização de conteúdos fixos, sem considerar a participação ativa do estudante no processo de ensinoaprendizagem.
  • E nível de conhecimento já consolidado pelo aluno, indicando aquilo que ele pode fazer de forma independente e livre.

Analise as afirmativas a seguir sobre as tendências pedagógicas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) A tendência pedagógica tradicional não valoriza a figura do professor como o centro do processo de ensino-aprendizagem, atribuindo-lhe um papel passivo na transmissão do conhecimento.
( ) A tendência progressista defende que o ensino deve ser centrado no aluno, com foco na construção do conhecimento a partir das experiências e contextos do estudante.
( ) A tendência tecnicista enfatiza a formação de habilidades específicas e a aplicação de métodos de ensino pautados na padronização e na eficiência.
( ) A tendência crítica busca uma educação libertadora, voltada para a transformação da realidade social e o desenvolvimento da consciência crítica dos alunos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo:

  • A V, V, V, V.
  • B V, F, V, V.
  • C F, F, V, V.
  • D F, V, F, V.
  • E F, V, V, V.

Analise as afirmativas a seguir sobre o planejamento da prática docente na perspectiva de uma escola crítica:

I- O planejamento da prática docente, sob a perspectiva crítica, visa apenas à transmissão de conteúdos teóricos, sem considerar as realidades sociais e culturais dos alunos.
II- A escola crítica visa promover o desenvolvimento da consciência dos alunos, incentivando-os a questionar e transformar a sociedade em que estão inseridos.
III- A abordagem crítica propõe, no planejamento da prática docente, um ensino centrado unicamente na figura do professor como detentor do saber.
IV- O planejamento da prática docente, na perspectiva crítica, deve ser flexível, adaptando-se às necessidades e ao contexto dos estudantes, promovendo uma aprendizagem ativa e reflexiva.

Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A I e IV.
  • B II e III.
  • C II e IV.
  • D III e IV.
  • E IV.

De acordo com as ideias de José Carlos Libâneo sobre a relação professor/aluno/conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:

  • A A relação professor-aluno é hierárquica, incumbindo ao educando apenas reproduzir o conhecimento do professor.
  • B O professor é o único detentor do saber, enquanto o aluno é um receptor passivo de informações.
  • C O professor transmite o conteúdo de forma neutra, desconsiderando o contexto social dos alunos.
  • D O conhecimento é construído coletivamente, com o professor mediando o aprendizado dos alunos.
  • E Os alunos aprendem de forma isolada, sem necessidade de interação com o professor ou colegas.

Analise as afirmativas a seguir sobre as orientações metodológicas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Os PCN incentivam a utilização exclusiva de métodos tradicionais de ensino, priorizando a memorização de conteúdos pelos alunos.
( ) As orientações metodológicas dos PCN destacam a importância de contextualizar o conteúdo escolar, relacionandoo à realidade social e cultural dos alunos.
( ) A avaliação, segundo os PCN, deve ser contínua e diagnóstica, visando acompanhar o desenvolvimento do aluno e orientar o processo de ensino-aprendizagem.
( ) Os PCN recomendam que o professor atue como mediador no processo educativo, promovendo a construção ativa do conhecimento pelo aluno.
( ) O trabalho em grupo, de acordo com os PCN, não é considerado uma estratégia relevante no processo de ensino-aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo:

  • A F, V, V, V, F.
  • B F, V, V, V, V.
  • C F, V, V, F, F.
  • D V, V, V, V, F.
  • E V, V, F, V, F.