Questões de Correio Eletrônico (cliente de e-mail e webmail) (Noções de Informática) Página 1

Considerando-se o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird, em sua configuração padrão e no idioma Português do Brasil, e os conceitos relacionados a correio eletrônico, analise as afirmativas abaixo.


I. Para recuperar espaço em disco, o usuário pode configurar o Mozilla Thunderbird para que ele apague automaticamente as mensagens (tanto as cópias locais quanto as originais no servidor remoto) com mais de 30 dias.

II. O Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é usado quando o e-mail é enviado de um cliente de email, como o Mozilla ThunderBird, para um servidor de e-mail ou quando o e-mail é enviado de um servidor de e-mail para outro.

III. O Mozilla Thunderbird não permite enviar mensagens de e-mail assinadas digitalmente.

IV. No Mozilla Thunderbird, não é possível definir um filtro que mova, automaticamente, mensagens com tamanho superior a um determinado limite em KB da caixa de entrada para uma outra pasta definida pelo usuário.

V. O Post Office Protocol (POP3) em sua configuração padrão é mais recomendado que o Internet Message Access Protocol (IMAP) para pessoas que acessam o e-mail em vários dispositivos diferentes, pois o POP3 garante o acesso às mensagens em todos os dispositivos e qualquer alteração nas mensagens em um dispositivo (como, por exemplo, respondê-la, encaminhá-la ou excluí-la) será sincronizada com todos os outros dispositivos.


Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

  • A Apenas I, II e V.
  • B Apenas III, IV e V.
  • C Apenas III e IV.
  • D Apenas I e II.

Webmail é uma interface da World Wide Web que permite ao utilizador ler e escrever e-mail utilizando um:

  • A Navegador.
  • B Windows Mail.
  • C Programa de e-mail.
  • D Microsoft Outlook.

Em um cliente de e-mail, o endereço do destinatário que irá receber uma cópia de uma mensagem, é preenchido no campo:

  • A Assunto
  • B Cc
  • C Para
  • D Cco

Um usuário, a partir da conta remetente@ibate.gov.br, prepara um e-mail conforme a imagem exibida a seguir. Carlos, da conta no campo Cco, já sabendo que era ele quem enviaria a minuta, conforme definido numa reunião prévia, deve anexar o documento da minuta e enviar aos outros 4 contatos do e-mail. Para que os quatro contatos já estejam automaticamente inseridos no e-mail de resposta, a opção usada em seu cliente de e-mail MS-Outlook 2010, em sua configuração padrão, deve ser

  • A Encaminhar.
  • B Encaminhar a Todos.
  • C Responder.
  • D Responder a Todos.
  • E Responder com anexo.

Um usuário, a partir da conta remetente@valinhos.gov.br, prepara um e-mail para comunicar um novo memorando aos seus colegas de trabalho, conforme a imagem exibida a seguir.



É correto afirmar:

  • A colega3@valinhos.gov.br não sabe que o e-mail foi enviado para colega@valinhos.gov.br
  • B colega@valinhos.gov.br sabe que o e-mail foi enviado para colega3@valinhos.gov.br
  • C colega3@valinhos.gov.br sabe que o e-mail foi enviado para colega2@valinhos.gov.br
  • D colega@valinhos.gov.br não sabe que o e-mail foi enviado para colega2@valinhos.gov.br
  • E colega2@valinhos.gov.br sabe que o e-mail foi enviado para colega3@valinhos.gov.b