Questões comentadas das provas da UFSM

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Com relação ao emprego da pontuação, considere as afirmativas a seguir.

I  →  O emprego da vírgula na linha 07 obedece à mesma regra que o emprego das vírgulas nas linhas 17 e 18.
II  →  No trecho “[...] a carga horária dos itinerários formativos foi reduzida de 1.200 para 600 horas, mas pesquisadores concordam que” (ℓ. 13-15), a vírgula separa uma oração coordenada assindética de uma oração coordenada sindética adversativa.
III  →  Se o trecho “matérias como sociologia, matemática, geografia e química” (ℓ. 10-11), juntamenente com os travessões que o acompanham, fosse excluído, uma vírgula deveria ser acrescentada antes da conjunção “e” (ℓ. 11).
IV  →  No trecho “mas pesquisadores concordam que, para implementar na educação pública, esse modelo ainda se mostra desastroso” (ℓ. 15-17), as vírgulas sinalizam a intercalação de uma oração subordinada adverbial final.

Está(ão) correta(s)

  • A apenas I.
  • B apenas I e III.
  • C apenas II e IV.
  • D apenas II, III e IV.
  • E E I, II, III e IV.
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Fonte: PAIVA, M; AROREIRA. Brasil 247. Publicado em: 30 jan. 2023. Disponível em: <https://www.brasil247.com/ charges/o-estado-das-coisas>. Acesso em: 14 fev. 2025.

A charge de Miguel Paiva e de Aroeira apresenta a oposição de perspectivas sobre o papel do Estado na sociedade do século XXI.

Sobre a organização da sociedade do século XXI, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) As Organizações Não Governamentais (ONGs) apresentam diferentes motivações e formas de atuação, variando desde a complementação até a competição com as tarefas do Estado.
( ) Uma ordem neoliberal com aspirações globais surgiu a partir do colapso da União Soviética e do enfraquecimento das experiências socialistas, capazes de oferecer um modelo alternativo na passagem dos anos 1980 para os 1990.
( ) Serviços fundamentais como educação, saúde e segurança são assegurados pela Constituição e podem ser oferecidos pelo Estado ou por instituições particulares, o que termina por diferenciar a amplitude de acesso e o nível de qualidade.

A sequência correta é
  • A V – F – F.
  • B F – F – V.
  • C V – V – F.
  • D V – V – V.
  • E F – V – V.

Com relação à construção sintática de passagens do texto, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) No subtítulo, a escrita correta de “por que” (ℓ. 02) deveria ser “porque”, uma vez que introduz uma explicação.
( ) Na oração “a evasão escolar está mais relacionada [...] às dificuldades sociais ao redor da escola” (ℓ. 41-43), conforme as regras que orientam o uso da crase, é também aceita a construção “a dificuldades”.
( ) No trecho “O problema é que, na prática, não há condições materiais para instaurar todos os itinerários de maneira plena nas escolas públicas” (ℓ. 66-69), há a ocorrência de uma oração subordinada substantiva predicativa.

A sequência correta é

  • A V – V – F.
  • B V – F – F.
  • C F – F – V.
  • D F – V – V.
  • E V – F – V.

Conforme a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao emprego das vozes verbais.

  • A A oração “as 1.200 restantes deveriam ser compostas com matérias optativas” (ℓ. 11-12) tem sua correspondência na voz ativa como “as matérias optativas deveriam compor as 1.200 restantes”.
  • B A oração “A reforma foi pensada” (ℓ. 39) tem sua correspondência na voz ativa como “pensaram a reforma”.
  • C A oração “a implementação dos itinerários está relacionada a um projeto de alienação dos alunos pobres” (ℓ. 52-54) tem sua correspondência na voz passiva sintética como “a alienação dos alunos pobres relaciona-se a um projeto de implementação dos itinerários”.
  • D A oração “os professores muitas vezes se veem na obrigação” (ℓ. 69-70) está na voz passiva sintética, e sua correspondência na voz passiva analítica é “os professores são vistos por si mesmos na obrigação”.
  • E A oração “Quando a reforma começou a ser implementada nas redes” (ℓ. 71-72) tem sua correspondência na voz ativa como “Quando se começou a implementar a reforma nas redes”.

Com base nos mecanismos de coesão referencial empregados no texto, considere as afirmativas a seguir.

I  → A expressão “esse modelo” (ℓ. 16) faz referência à nova proposta de Ensino Médio, composta pelas horas-aula da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e as 600 horas de itinerários formativos.
II → A expressão “esse quadro preocupante” (ℓ. 39-40) tem como referente a informação “O Brasil possui mais de 70 milhões de pessoas sem escolarização básica completa” (ℓ. 36-37).
III  →  O verbo “coloca” (ℓ. 49-50) tem como referente elíptico “a explicação” (ℓ. 45).
IV  →  A expressão “o problema” (ℓ. 72) faz referência à informação de que, “na prática, não há condições materiais para instaurar todos os itinerários de maneira plena nas escolas públicas” (ℓ. 66-69).

Estão corretas

  • A apenas I e III.
  • B apenas I e IV.
  • C apenas II e III.
  • D apenas I, II e IV.
  • E apenas II, III e IV.